O segmento Adventure talvez seja o mais disputado do momento, por isso as fabricantes investem pesado para continuarem competitivas. Nesse pedido de patente, uma Africa Twin superalimentada e com injeção direta é descrita.
Este desenvolvimento, que alegadamente começou em 2019, parece agora estar bem avançado. Na patente da Honda o compressor está localizado atrás dos cilindros acima do câmbio e é acionado mecanicamente a partir daí, com o ar que chega por uma tubulação da dianteira.
O compressor, do tipo parafuso, opera diretamente na velocidade do motor e fornece a mesma quantidade de ar a cada rotação, sendo mais adequado para gerar torque com consistência do que para potência absoluta. Assim não acontece o “Turbo Lag” visto em compressores de gás de escape.
Os bicos injetores estão colocados nos coletores de admissão, alternativamente ou adicionalmente na cabeça do cilindro diretamente nas válvulas de admissão – o que também é chamado de injeção direta. Assim a Honda tenta extrair o melhor em termos de desempenho e consumo de combustível.
Motores sobrealimentados são amplamente difundidos na engenharia automotiva. No motociclismo, eles estiveram em alta em um breve período na década de 1980, mas depois desapareceram novamente. Apenas em 2015, modelos como a Kawasaki Ninja H2/H2R chegaram à produção em massa.
Em contraste com a supersportiva Ninja H2, parece estranho ver um compressor na Africa Twin 1100. Mas com sobrealimentação, aumentos adicionais no deslocamento do motor de dois cilindros em linha de 1.084 cm³ podem ser dispensados mantendo a moto mais estreita do que uma BMW R1250GS.
Ao mesmo tempo, seus números de desempenho, que atualmente são 102 cv (75 kW) a 7.500 rpm e 105 Nm de torque máximo a 6.250 rpm podem subir substancialmente ficando em pé de igualdade com as concorrentes entre 1200cc e 1300cc.
Além disso, a aplicação não ficaria restrita apenas a Africa Twin, já que os modelos NT1100, CMX1100 Rebel e Hawk 11 também utilizam a mesma base mecânica, abrindo muito o leque de opções da Honda. A fabricante japonesa vai mesmo colocar esses planos em prática? O tempo vai dizer.