Cinco pilotos quebraram, na América do Sul, o recorde mundial de altitude mais alta com uma motocicleta de dois cilindros em linha. Pilotando a nova Honda CRF1000L África Twin, eles chegaram a nada menos do que 5.965 metros de altitude.
O feito foi realizado no chamado “Ojos Del Salado”, vulcão com 6.893 metros, que é considerado o mais alto em atividade no mundo. Está situado na Cordilheira dos Andes, tendo de um lado o Chile e do outro a Argentina.
A aventura foi patrocinada pela Honda Sudamerica, liderada por Fabio Mossini, italiano campeão de enduro. Antes de partirem, as motos receberam um tratamento especial, como escapamento Termignoni, pinhões revisados, pneus Metzeler MC360 e uma gama de acessórios especialmente desenvolvidos para a Big Trail.
Depois de cinco dias de aclimatação, a equipe internacional completou a ascensão dentro de 24 horas. Sua rota levou-os a percorrer trechos quebradiços de asfalto, cascalho, lama, areia e bolsas de gelo conhecida localmente como “penitentes”. As temperaturas chegaram a ficar abaixo de zero.
Esse, no entanto, não é a maior altitude já conseguida com uma motocicleta. Em 2015, Gianfranco Bianchi chegou a 6.471 metros com uma Suzuki RM-Z450, também no vulcão Ojos Del Salado. A diferença é que o chileno pilotava um modelo de apenas um cilindro, o que credencia o feito dos pilotos da Honda.