A Honda apresentou registros de patente para uma câmera integrada na parte dianteira da CRF1100L África Twin. Isso quer dizer que a motocicleta provavelmente disponibilizará o tecnológico controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares em breve.
Desenvolvido na década passada pela Bosch, o controle de cruzeiro inteligente utiliza câmeras e radares na dianteira (e traseira) da motocicleta para mesurar a distância para o veículo em frente, assim como alertar o motociclista sobre possíveis pontos cegos em que esteja vulnerável.
O radar envia um sinal à centralina eletrônica da motocicleta que pode, assim, manter constante a distância ao veículo em frente ou atrás conforme a conveniência do motociclista. A Multistrada V4S foi a primeira a tê-lo, seguida da BMW R1250RT e KTM 1290 Adventure.
Agora, o recurso está chegando também às máquinas japonesas, como a Kawasaki H2 SX SE e Yamaha Tracer 9 GT+, de modo que a Honda precisa se apressar. Esses registros de projeto confirmam que a CRF1100L Africa Twin será a primeira moto da marca a tê-lo.
Como nas demais motocicletas, o sistema conta com uma pequena câmera montada sob o conjunto óptico frontal. Há um suporte exclusivo, que minimiza vibrações, posicionado abaixo dos faróis de LED protegida de pedras e insetos.
O sistema provavelmente será disponibilizado como um opcional ou um acessório de série na Africa Twin Adventure Sports, a mais completa da linha. Embora nenhum protótipo real tenha sido flagrado ainda, a novidade pode ser apresentada em breve.