Uma das big trails mais aclamadas, a Honda CRF1100L Africa Twin deve ganhar mais uma versão em 2024, com roda dianteira de 19 polegadas e enfoque para rodar melhor no asfalto.
O modelo foi descoberto em registros de certificação na Suíça, responsável por homologar todos os veículos colocados em circulação na União Europeia. As rodas tem medidas 110/80-19 na dianteira e 150/70-18 na traseira, esta que permanece a mesma.
Embora não haja uma confirmação nos documentos de que o novo modelo virá com rodas de liga leve, o tamanho do aro é sintomático; todas as suas principais rivais, BMW R1250GS, KTM 1290 Super Adventure e Triumph Tiger 1200 possuem versões assim.
As dimensões estão disponíveis e revelam uma altura total 1 cm mais alta, apesar do diâmetro menor da roda dianteira e possivelmente de suspensões de menor curso. Isso pode devido a um para-brisa mais alto, mesma solução adotada pela Suzuki na nova V-Strom 800.
A distância entre-eixos é 5 mm mais curta (1.570 mm em comparação com 1.575 mm), mas o peso cresce em 3 kg (229 kg em ordem de marcha, 10 kg a mais se for a versão com DCT). Isso pode-se dever ao controle de cruzeiro baseado em radares já flagrado em outros registros.
Existem mais mudanças: o motor mantém a potência máxima de 102 cv (75 kW) a 7.500 rpm, mas o torque máximo aumentou significativamente, de 10,7 kgf.m para 11,4 kgf.m, e a uma rotação bem mais baixa, 5.500 rpm contra os 6.250 rpm atuais.
Ainda falando de registros de patente, nos últimos meses, a Honda registrou um esboço de um motor de dois cilindros sobrealimentado e outro com injeção direta. No entanto, o ganho parece relativamente pequeno. Teremos que ver como é esse novo mecanismo.
Parece bem provável que a nova Honda Africa Twin 1100 debute nos próximos meses, já que a líder da classe BMW R1300GS será apresentada dentro de uma semana e a concorrência deve responder na sequência. O lançamento deve ser feito no Salão de Milão.