A Honda Motos do Brasil anunciou essa semana que vai disponibilizar no Brasil o ADV 160, segunda geração do scooter aventureiro que estreou no exterior no ano passado. Além disso, a linha CG 160 também ganhou novidades.
Apresentado na Tailândia no final de 2022, o Honda ADV 160 possui um motor completamente diferente do ADV 150 de primeira geração ainda disponível no Brasil. Trata-se de um monocilíndrico de 156,9 cm³ com quatro válvulas ao invés de duas do anterior.
Além de ser mais moderno, mais econômico e menos poluente, a Honda afirma que esse motor também é mais potente, reivindicando 16 cv 8.500 rpm e 1,5 kgf.m a 6.500 rotações. Enquanto isso, o motor anterior entrega 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m a 6.500 giros.
O quadro também é novo, mais baixo para facilitar a pilotagem e para a acomodação de mais carga. O compartimento sob o assento redesenhado, por exemplo, agora comporta 30 litros, dois litros a mais. A nova carroceria aumenta a proteção das pernas.
O para-brisa é mais alto e tem duas posições, que você pode ajustar sem ferramentas. O painel digital de LCD é novo ajuda a monitorar a configuração do controle de tração ajustável em dois níveis para facilitar a condução em estradas não pavimentadas. Também há uma entrada USB.
No mesmo anúncio, a Honda revelou a linha CG 160 2025. Os modelos Start, Cargo e Fan seguem a atualização no design no tanque já visto na CG Titan além dos novos ajustes da suspensão dianteira, novo painel digital (comum à todos), novo desenho das rodas, tomada do tipo USB-C e mais.
E isso foi tudo. Informações técnicas detalhadas, assim como dados relativos a preços e cores disponíveis serão divulgados através de press releases individuais para cada modelo em outubro (Linha CG160) e dezembro (ADV 160).