A Honda apresentou, essa semana, para o mercado norte-americano, o modelo 2024 do scooter ADV que traz uma reforma completa, incluindo um novo chassi e motor de 160cc. O Brasil pode recebê-lo em breve.
Esse modelo é o mesmo lançado no ano passado na Ásia (de fato, a moto é importada da Tailândia) e é bem diferente do 150cc que temos no modelo nacional. A Honda reivindica emissões mais baixas, mais potência e melhor consumo de combustível com ele.
As diferenças começam pelo cabeçote, que se no nacional tem duas válvulas, esse é de quatro válvulas. O diâmetro do pistão foi aumentado em 2,7 mm, enquanto o curso reduzido em 2,9 mm. O resultado é um aumento de 7,6 cm³ na câmara de combustão, ou seja, 156,9 cm³.
O resultado é uma potência máxima de 16 cv 8.500 rpm e um torque total de 1,5 kgf.m a 6.500 rotações. Enquanto isso, o ADV 150 disponibiliza 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m a 6.500 giros. Parece pouco, mas é uma diferença considerável nessa classe.
Há um novo quadro e ele fica em posição mais baixa. O assento é novo e a sua altura caiu 3 centímetros – agora tem 76,4 cm de altura. O curso da roda traseira foi reduzido em 15,24 mm, enquanto o curso dos garfos Showa permanecem inalterados em 129,5 mm.
O novo quadro também significa maior capacidade de carga. O compartimento sob o assento agora comporta 30 litros, dois litros a mais. O ADV 160 tem um ângulo de cáster 0,5º mais estreito, para 26,5º e uma distância entre eixos 7,6 mm mais longa, totalizando 132,3 cm.
Na questão de frenagem, a combinação de disco dianteiro e tambor traseiro permaneceu inalterada. Como antes, o ABS é acionado apenas nas rodas dianteiras, enquanto atrás funciona apenas o CBS. As rodas de 14 e 13 polegadas também permanecem as mesmas.
A nova carroceria é mais elegante e aumenta a proteção das pernas contra as intempéries. O para-brisa é mais alto e tem duas posições, que você pode ajustar sem ferramentas. Um novo painel digital de LCD ajuda a monitorar a configuração do controle de tração ajustável.
Assim como na Africa Twin 1100, o controle de tração ajuda os motociclistas em pavimentos de baixa tração e facilita a condução em estradas não pavimentadas – exatamente o que você esperaria de uma scooter que a Honda chama de “City Adventure”.
O Honda ADV 160 chega às concessionárias norte-americanas nos próximos meses em apenas duas opções de cores a partir de US$ 4.499, o equivalente a R$ 21.579 em uma conversão simples no câmbio de hoje (30). No Brasil, o ADV 150 parte de R$ 22.660. Será que vem para cá?