A Hesketh apresentou, no último final de semana, na Inglaterra a Valiant Supercharged , nova motocicleta de seu pequeno catálogo, que traz como grande destaque um enorme motor bicilindrico de 2100cc com turbocompressor.
O nome foi inspirado no Vickers Valiant, bombardeiro a jato britânico, um dos símbolos da Guerra Fria. Assim como já havia sido visto em seus primeiros modelos, “24” e “Sonnet“, a nova motocicleta é uma naked de visual retrô, mas com componentes modernos, muitos deles construídos “em casa”, na Inglaterra.
A suspensão, por exemplo, é da marca K-tech, sediada no condado britânico de Derbyshire. As bengalas são invertidas na dianteira, com dois amortecedores a gás na traseira. Os freios são compostos por pinças de 12 pistões da Pretech na frente, enquanto que um conjunto Beringer de quatro pistões dá conta do recado atrás.
O velocímetro é outro exemplo: o componente analógico é produzido pela Smiths, marca que fornecia equipamentos para a Fórmula 1 nos anos 70 e 80. O braço oscilante foi confeccionado pela GIA engineering, empresa sediada na cidade de Nottingham. Muitos dos componentes usinados foram feitos pela renomada Billet World, em Derby.
Mas a grande estrela da Valiant é mesmo o enorme motor V-Twin 2100 cc, capaz de produzir um colossal torque de 30.00 kgf.m. Eles não informaram a potência exata, mas é razoável pensar algo em torno dos 210 cv. A Hesketh, no entanto espera mais, por volta dos 250 cv quando o modelo passar por novas medições nos próximos meses.
O compressor, fornecido pela marca Rotrex, foi desenvolvido especialmente para o modelo em parceria com especialistas em indução forçada da TTS Performance. De acordo com Paul Sleeman da Hesketh, a ideia de uma moto sobrealimentada veio naturalmente: “Foi o caso de apenas dizer ‘por que não? vamos tornar as coisas um pouco mais fortes e ver se pudemos mantê-las compactas em volta do motor’“, explicou.
A Hesketh foi uma equipe de Fórmula 1 que obteve relativo sucesso antes de encerrar suas atividades no fim de 1975. Em 2013, no entanto, o nome foi comprado por Paul Sleeman que estabeleceu uma fábrica de motocicletas na cidade de Redhill. A Valiant Supercharger deve estar disponível em 2018, a um custo de 50 mil libras (quase R$ 200 mil reais).