Yonny Hernandez e a equipe Aspar-Honda anunciaram nessa quarta-feira (30) que irão competir juntos na próxima etapa da MotoGP. O colombiano provavelmente entra no lugar do campeão de 2006, Nicky Hayden.
Hernandez, atualmente compete na Pramac, equipe satélite da Ducati, que já fechou com Danilo Petrucci e Scott Redding. O colombiano revelou que já tentou trabalhar com Jorge ‘Aspar’ Martinez no passado e se mostrou muito satisfeito com o novo contrato.
“Estou muito animado para me juntar à Aspar. Tentamos trabalhar juntos há alguns anos, sem chegar a um acordo. Agora finalmente podemos ficar juntos. Meu objetivo é dar o melhor de mim e obter os melhores resultados para a equipe na próxima temporada. Eu sei que eles são muito profissionais e estou convencido de podemos chegar a um nível elevado. É uma equipe vencedora que tem demonstrado por um longo tempo que podem fazer. Espero que possamos nos adaptar bem a todas as mudanças previstas para 2016 e se beneficiar de todas elas. Será uma nova aventura, porque todos os pilotos começarão do zero com novos pneus e eletrônica.” (Yonny Hernandez)
Em 2016, o fornecedor de pneus mudará, passando da Bridgestone para a Michelin. A centralina eletrônica de gerenciamento dos motores (ECU) também será padronizada pela Dorna, a organizadora da MotoGP para nivelar a categoria.
“Eu acho que Yonny é um grande piloto e já negociamos no passado. Ele tem muito potencial e mostrou ser rápido muitas vezes. Estou convencido de que, com a nossa experiência e profissionalismo vamos ajudá-lo a evoluir e produzir grandes resultados. Da nossa parte, temos que continuar trabalhando duro e continuar a tomar medidas para recolocar a Aspar no lugar que ela pertence. Yonny é um piloto experiente e com nosso método de trabalho ele terá muito mais consistência nas corridas, uma área que ainda tem espaço para melhorias”. (Jorge ‘Aspar’ Martinez)
Hernandez, de 27 anos já possui quatro anos de experiência na categoria rainha e outras duas na Moto2. Na atual temporada, o piloto ocupa a 14º posição no campeonato, tendo um oitavo lugar em Le Mans como melhor posição de chegada.
Seu provável companheiro de equipe será Eugene Laverty, já que o britânico possui um contrato de dois anos, válido até o final de 2016. Por outro lado, o acordo de Nicky Hayden se encerra ao término dessa temporada, não parecendo disposto em continuar. O norte-americano pode ir para o World Superbike.