A equipe Marc VDS anunciou hoje (19) que Nicky Hayden irá substituir Jack Miller no Grande Prêmio de Aragón de MotoGP, que acontece no próximo domingo. O norte-americano assume o posto do australiano, que ainda não está completamente recuperado de suas lesões na mão direita.
Miller, que venceu o Grande Prêmio da Holanda, em Assen caiu no Warm Up para o Grande Prêmio da Áustria lesionando seriamente a mão direita, responsável pelo acionamento do acelerador e do freio dianteiro. Por isso, o australiano ficou de fora das etapas na Inglaterra e Misano.
Hayden abandonou a MotoGP no final do ano passado e hoje compete pela equipe oficial da Honda no World Superbike. O ‘Kentuky Kid’ chegou a ser cogitado para substituir Miller ainda na Inglaterra, mas torce pela recuperação do australiano, piloto que considera um amigo.
“Primeiro de tudo eu quero desejar a Jack uma rápida recuperação. Ele é um amigo meu e um piloto que acredito muito, então eu espero que ele possa ficar em forma o mais rápido possível para mostrar o grande potencial que todos nós sabemos que ele tem. Ele só precisa deixar o seu corpo em forma para poder mostrar isso. Esta é uma experiência incomum para mim porque eu nunca fui um piloto substituto antes, mas tenho um bom relacionamento com a Honda, por isso é bom ajudar outra equipe Honda.” (Nicky Hayden)
Apesar da chance de correr em uma Honda RC213V muito semelhante à da equipe oficial (a Marc VDS recebe apoio de fábrica), Hayden afirma que não tem maiores pretensões na MotoGP e só quer tentar se divertir.
“Para mim é apenas uma oportunidade de me divertir. Eu provavelmente estaria montando motos de qualquer maneira e definitivamente estaria assistindo a corrida na TV, então poderia muito bem aparecer e ter algum divertimento. Eu sei que a MotoGP não é um lugar fácil de se divertir, porque o nível é muito alto, mas eu tenho muito a aprender e não vai ser como um passeio no parque. Há diferentes pneus e eletrônica, mas eu tenho muita experiência e ter outra chance na MotoGP é ótimo para mim, pessoalmente.”
Hayden, de 35 anos competiu na MotoGP entre 2003 e 2015 conquistando o título de 2006 (em uma das temporadas mais acirradas de todos os tempos) e três vitórias. No final do ano passado recebeu o status de lenda e seu número (#69) não pode mais ser utilizado na categoria rainha.