O Grande Prêmio de Valência será o último da carreira de Nicky Hayden no Mundial de Motovelocidade. Para encerrar sua trajetória em clima de festa, a Dorna, organizadora da categoria condecorou-o nessa sexta-feira com o título de “Lenda da MotoGP”, incluindo seu nome no “Hall da fama” do motociclismo.
Hayden foi campeão do mundo em 2006 justamente em Valência, sendo até o momento o último norte-americano a conseguir o feito. Na pequena cerimônia realizada hoje (6), o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta elogiou muito o ‘Kentuky Kid’, que irá para o World Superbike em 2016.
“É uma grande honra você passar para esse espaço. Não só porque você foi campeão mundial de 2006, mas também por causa de seu comportamento, seu espírito esportivo e sua amizade com todos nós. É uma alegria ter você entre nossas lendas. Agora a sua jornada continua no Campeonato Mundial de Superbike. Algum dia você vai ser uma lenda lá também. Mas agora é tempo para este prêmio. Muito obrigado por tudo que você fez nesses anos para nós.” (Carmelo Ezpeleta)
Nascido em Owensboro, no estado do Kentuky, nos Estados Unidos, Hayden vem de uma família de motociclistas. Ao contrário dos demais pilotos, sua base são as categorias norte-americanas, como o AMA Superbike. Chegou à MotoGP em 2002 pela Honda, imediatamente chamando atenção pelo estilo de pilotagem agressivo, abusando das derrapagens controladas em uma época sem controle de tração.
Apesar de sempre ser reconhecido como um piloto de extremo talento, Hayden conquistou apenas três vitórias: Laguna Seca 2005, Laguna Seca 2006 e Assen 2006, esta após um eletrizante duelo com o conterrâneo Colin Edwards, na famigerada chicane final do circuito holandês. Também marcou 5 pole positions e 28 pódios.
“É realmente uma grande honra receber este prêmio. Sei que há pessoas neste clube com carreiras mais ilustres e que, obviamente, ganharam mais do que eu, mas independentemente, cheguei lá! Estou muito feliz. Quero dizer, há 13 anos que como, respiro e durmo MotoGP. Tem sido uma ‘viagem’ incrível. É claro que os dois últimos anos foram difíceis, mas eu apreciei cada minuto, trabalhei com algumas grandes equipes e montei em algumas grandes motocicletas. Eu apenas gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, o meu time, minha família e ao Carmelo. Acho que a MotoGP, embora as últimas semanas têm sido um pouco negativas, ainda é um ótimo lugar. O esporte está maior e melhor do que nunca, as pistas mais seguras e os jovens talentos mais rápidos. Assim, o futuro é muito brilhante.” (Nicky Hayden)
Com sua entrada no Hall da Fama, o numeral #69, usado por Hayden em toda sua carreira (e uma de suas marcas registradas) não poderá ser mais utilizado por nenhum outro piloto. Até o momento, 22 pilotos se tornaram lendas da MotoGP. Confira abaixo a lista.
As 22 lendas do “MotoGP Hall of Fame”:
– Giacomo Agostini (Itália) 15 títulos do Campeonato Mundial, 122 vitórias em todas as classes
– Mick Doohan (Austrália) 5 títulos mundiais, 54 vitórias em todas as classes
– Geoffrey Duke (Reino Unido) 6 títulos mundiais, 33 vitórias em todas as classes
– Mike Hailwood (Reino Unido) 9 títulos mundiais, 76 vitórias em todas as classes
– Daijiro Kato (Japão) 1 título no Campeonato Mundial, 17 vitórias em todas as classes
– Wayne Gardner (Austrália) 1 título no Campeonato Mundial, 18 vitórias em todas as classes
– Eddie Lawson (EUA) 4 títulos mundiais, 31 vitórias em todas as classes
– Anton Mang (Alemanha) 5 títulos mundiais, 42 vitórias em todas as classes
– Angel Nieto (Espanha) 13 títulos mundiais, 90 vitórias em todas as classes
– Wayne Rainey (EUA) 3 títulos mundiais, 24 vitórias em todas as classes
– Phil Read (Reino Unido) 7 títulos mundiais, 52 vitórias em todas as classes
– Jim Redman (Reino Unido) 6 títulos mundiais, 45 vitórias em todas as classes
– Kenny Roberts (EUA) 3 títulos mundiais, 24 vitórias em todas as classes
– Jarno Saarinen (FIN) 1 título no Campeonato Mundial, 15 vitórias em todas as classes
– Kevin Schwantz (EUA) 1 título no Campeonato Mundial, 25 vitórias em todas as classes
– Barry Sheene (Reino Unido) 2 títulos mundiais, 23 vitórias em todas as classes
– Freddie Spencer (EUA) 3 títulos mundiais, 27 vitórias em todas as classes
– John Surtees (Grã-Bretanha) 7 títulos mundiais, 38 vitórias em todas as classes
– Carlo Ubbiali (Itália) 9 títulos mundiais, 39 vitórias em todas as classes
– Casey Stoner (Austrália) 2 títulos mundiais, 45 vitórias em todas as classes
– Marco Simoncelli (Itália) 1 título no Campeonato Mundial, 14 vitórias em todas as classes
– Nicky Hayden (EUA) 1 título do Campeonato do Mundo, 3 vitórias