Cotado para trocar a MotoGP pelo World Superbike, Nicky Hayden recebeu o incentivo de Max Biaggi para realizar a mudança: “é uma oportunidade para construir algo novo” disse o italiano.
Com apenas 8 pontos conquistados nessa temporada da MotoGP, Hayden está vendo suas chances no Mundial de Motovelocidade esgotarem-se. Por isso, o campeão de 2006 já está conversando com as principais equipes do World Superbike.
Uma que acenou com interesse foi a Aprilia, que provavelmente deve trocar um de seus pilotos, Leon Haslam e Jordi Torres até o final do ano. Os dois foram ofuscados pelo lendário Biaggi, que fez duas participações Wild Card em 2015.
E é o próprio romano que aconselha Hayden a fazer a mudança. Mas, Biaggi faz algumas ressalvas, como se preocupar com o dinheiro: “ele terá que repensar o salário. Em comparação com os pilotos de MotoGP, aqui o pagamento é ruim“, avisou.
“O esporte a motor é muito áspero. Se você trouxer bons benefícios, você é o melhor. Se você não é tão bom, você terá uma segunda chance. Se você tiver sorte, você vai ter outra chance. Mas chega um dia que não consegue mais. Então, troca-se de categoria. Se você fizer isso, todo mundo sabe que você não tem chance na MotoGP. Aqui você pode fazer quaisquer exigências, dita as regras. Tudo é novo, você começa de novo do zero. É preciso entender a mudança de classe como uma oportunidade para construir algo novo. Para isso, no entanto, você precisa jogar pelas regras do outro.” (Max Biaggi)
Biaggi e Hayden foram companheiros de equipe pela Honda em 2005. O italiano, no entanto, acabou sendo substituído por Dani Pedrosa no ano seguinte, ficando sem lugar na MotoGP. O piloto, então voltou suas atenções para o World Superbike, onde se sagrou bicampeão em 2010 e 2012, com a Aprilia.
Hayden esteve presente no paddock de Laguna Seca, penúltima etapa do World Superbike e admitiu que está fazendo contatos: “há boas oportunidades aqui“, disse na ocasião. O norte-americano também confessou que gostaria de manter contrato com a Honda.