Nicky Hayden foi hospitalizado hoje (17) após ter sido atropelado enquanto se exercitava de bicicleta na cidade de Riccione, na Itália. O estado do norte-americano é considerado grave.
A notícia foi divulgada primeiramente no jornal local “RiminiToday” e rapidamente confirmada pelos sites oficiais da MotoGP e do World Superbike, certame que participa atualmente, com a Honda. Ambos já desejaram notas de recuperação à Hayden, que foi campeão na classe rainha em 2006, derrotando Valentino Rossi.
Hayden estava pedalando com um grupo de amigos quando foi atingido por um carro desgovernado, um Peugeot 206CC, que invadiu a pista contrária e pegou o norte-americano com violência. O piloto de 36 anos foi levado ao hospital Infermi onde constataram-se lesões graves no abdome e cabeça.
Hayden permaneceu na Itália após a última etapa do World Superbike, realizada em Imola, onde chegou apenas na 11º posição na segunda bateria. Nos últimos meses, o norte-americano demonstrava muito desapontamento com a falta de performance da nova Honda CBR1000RR, que recebeu uma nova geração para 2017.
Atualizado às 16h50
Hayden foi transferido de helicóptero para o hospital Bufalini em Cesena, a cerca de 40 quilômetros de Riccione e mais equipado para lidar com lesões graves. De acordo com relatos da imprensa italiana, o norte-americano teve traumatismo craniano e toráxico no acidente, assim como uma fratura exposta na perna, o que ocasionou grande perda de sangue.
Devido à gravidade das lesões, os médicos decidiram colocar Hayden em coma induzido pelas próximas 24 Horas, a fim de tentar diminuir o inchaço da caixa craniana. Apenas depois desse prazo será organizada uma cirurgia. O assessor de imprensa do hospital Bufalini reiterou aos jornalistas presentes que a situação do piloto de 36 anos é muito grave.
Atualizado às 21h30
Hayden permanece em coma induzido no Hospital Bufalini de Cesena. De acordo com o Doutor Senni, que está informando os boletins médicos à imprensa, o quadro do piloto ainda é muito grave, porém estável. Nenhuma outra notícia será dada até amanhã (18), quando seu irmão Tommy e sua mãe Rose devem chegar à Itália.
De acordo com informações da imprensa italiana, Hayden estava sozinho no momento do acidente (que aconteceu por volta das 14h) e não com um grupo como inicialmente foi divulgado. A polícia abrirá uma investigação para analisar a dinâmica do acidente, que aconteceu em uma intersecção entre as vias Ca’Raffaelli e Tavoleto. A força do impacto foi grande o suficiente para partir a bicicleta ao meio.