O lançamento oficial da Harley-Davidson X440, a primeira fabricada em cooperação com a Hero Motor da Índia vai acontecer apenas em 4 de julho, mas descobrimos novas imagens que dão uma boa ideia de como a pequena custom será.
Descoberta ainda como protótipo em abril e confirmada oficialmente em maio, a X440 chega para duelar com a Royal Enfield no competitivo mercado indiano, onde as motocicletas de estilo clássico ainda vendem muito, desde que a preços acessíveis.
Foi baseando-se nessa conclusão que a Harley-Davidson decidiu encerrar a sua fábrica local em 2020 para iniciar uma parceria com a Hero Motor, um dos maiores fabricantes automotivos da Índia. Enquanto os americanos emprestam o prestígio e a concepção, os indianos põem a mão na massa.
As imagens foram retiradas de algum vídeo oficial (que não conseguimos encontrar) e mostram a X440 em estradas sinuosas do Himalaia. A confirmação de que é na Índia vem rapidamente através das placas dianteiras instaladas na motocicleta, um dos poucos países onde isso é obrigatório.
O estilo esguio, esportivo, quase minimalista da X440 remete à antiga XR 1200, modelo lançado pela Harley-Davidson americana em 2008 para (tentar) se aproximar do público jovem. Aqui vemos a mesma proposta, obviamente em um pacote muito mais acessível.
As especificações técnica ainda são um tanto nubladas, mas eis o que sabemos: motor monocilíndrico de 440cc, refrigerado a óleo, com rendimento entre 30 e 40 cv. O que a coloca em rota de colisão com a Royal Enfield Meteor 350 e Honda CB350 H’ness. A caixa de câmbio teria seis marchas.
Estão incluídos dois discos de freios Bybre, um por roda (de alumínio fundido), nas medidas 100/90-18 na dianteira, 140/70-17 na traseira. Os garfos, como podemos ver, são esportivamente invertidos. Mas atrás, encontramos dois amortecedores, um de cada lado, como nas motocicletas mais clássicas.
Mais informações apenas no lançamento oficial, que acontece na sugestiva data de 4 de julho – o dia da independência norte-americana. Mas uma coisa é certa: esse é um modelo feito por indianos para indianos. Uma exportação é concebível apenas nos países onde a Royal Enfield exporta.