Conforme o combinado, a Harley-Davidson apresentou, na Índia, a X440, a sua primeira motocicleta projetada e desenvolvida especificamente para o mercado indiano. Seu objetivo é bater de frente com a Royal Enfield, que domina o país.
Anunciada com bastante barulho nos últimos meses, a X440 é mais uma iniciativa da Harley-Davidson em buscar novos adeptos em segmentos mais acessíveis, bem como encarar o mercado asiático de uma forma mais lógica e lucrativa. A mesma estratégia vem sendo aplicada na China.
Mas se as Harley chinesas são produzidas pela QJ Motor, na Índia o trabalho ficou a cargo da Hero Motor, conglomerado industrial que já foi dono da Buell. Esta Joint-Venture será a organização oficial de vendas, serviços e merchandising da Harley-Davidson na Índia.
Mas vamos à Harley-Davidson X440. Conforma já se sabia, a motocicleta é impulsionada por um motor monocilíndrico de 440cc, com diâmetro e curso de 79,6 mm x 88,4 mm. A refrigeração é do tipo mista, com radiador de óleo. São 27 cv a 6.000 rpm e 28 lb-ft de torque.
A moto tem um quadro tubular de aço, assim como o braço oscilante e garfos invertidos KYB de 43 mm na dianteira. Os amortecedores duplos são ajustáveis em pré-carga em sete níveis. As rodas nas medidas 100/90-18 e 140/70-17 possuem discos de 320mm e 240mm, com pinças ByBre.
O design corresponde exatamente às fotos flagradas anteriormente e claramente são inspiradas nas antigas Sportster. O tanque, em formato peanut comporta 13,5 litros de combustível e deve garantir uma autonomia de até 225 km. O peso em ordem de marcha é de 190,5 kg.
O painel de instrumentos surpreende, é uma tela TFT de 3,5 polegadas com recursos de smartphone, que incluem navegação passo a passo, controle de música, aceitar e rejeitar chamadas, status da bateria do telefone, alerta de chamada perdida, alerta de mensagem e intensidade da rede.
A Harley-Davidson X440 será comercializada na Índia pelo equivalente a US$ 1.680 (R$ 8.200). No entanto, a marca fez questão de emprestar um ar premium ao modelo, para competir com Royal Enfield Classic 350, Honda CB350 H’ness e as recentes Triumph Speed 400 e Scrambler 400X.