A Harley-Davidson está transferindo mais produção para a Tailândia, o que significa que parte das motocicletas vendidas no mercado interno dos Estados Unidos serão produzidas na Ásia pela primeira vez.
A informação foi revelada por Brian Bryant, presidente Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (IAM) em um comunicado. Anos atrás, a marca americana havia prometido que nunca construiria motocicletas no exterior para o mercado americano.
“A Harley-Davidson voltou atrás em sua promessa e planeja produzir essas motocicletas no exterior e enviá-las aos EUA para consumidores americanos”, disse Bryant. “O anúncio é um tapa na cara dos trabalhadores americanos e uma traição ao legado da empresa como um ícone americano.”
“Em 2019, quase 600 funcionários da Harley-Davidson em Kansas City perderam os seus empregos quando a empresa fechou as suas instalações, dizendo que a fábrica da Tailândia abasteceria apenas os mercados asiático e europeu”, prosseguiu.
Questionada pelo jornal, Milwaukee Journal Sentinel, a Harley-Davidson negou que empregos americanos serão afetados: “Isso não tem consequências para os empregos nas localidades americanas. Como parte de nossa estratégia geral de otimização de produção, a Harley-Davidson transferirá temporariamente a produção dos motores Revolution Max (Pan America, Sportster S, Nightster) para suas instalações na Tailândia para o ano modelo 2025.”
Em 2018, a Harley-Davidson abriu a sua fábrica na Tailândia em resposta às tarifas de 31% impostas pela União Europeia sobre motocicletas produzidas nos EUA. O que foi, por sua vez, uma resposta ao aumento nas tarifas do aço e do alumínio impostas pelo então presidente Donald Trump para a Europa.
Mais tarde, quando a UE e os EUA chegaram a um acordo sobre os preços do aço, a fábrica tailandesa já estava a funcionar a plena capacidade, com custos laborais muito mais baixos como uma grande vantagem sobre a produção americana.
A Harley-Davidson certamente não é a única marca ocidental de motocicletas com unidades de produção na Tailândia. Atualmente, quase todas as Triumph são construídos lá, assim como muitas Ducati, KTM, BMW e de Honda, que possui no país uma de suas maiores instalações.