Ainda haverá muita Harley-Davidson clássica nas próximas décadas. Pelo menos é o que nos sugere esses novos registros de patente, que descrevem o funcionamento de um novo motor V-Twin com um único comando de válvulas, mas com acionamento diferenciado.
As patentes, descobertas pela imprensa norte-americana, foram registradas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em fevereiro, mas reveladas apenas na semana passada. O motor tem hastes em cada lado dos cilindros – com cada haste ativando um único balancim.
Quando uma haste se move para cima, o balancim empurra uma ponte de válvula que empurra as duas válvulas para baixo ao mesmo tempo. O problema dessas pontes de válvulas é que elas precisam permanecer alinhadas adequadamente, caso contrário, os braços poderão falhar nas hastes da válvula.
O projeto da Harley-Davidson procura resolver esse problema, empregando medidas para impedir que as pontes de válvulas girem fora da linha. A ponte desliza para cima e para baixo em um eixo fixo, mantendo-o na direção certa, enquanto um prendedor (nº 230 no diagrama abaixo) impede que ele gire. Assim as válvulas podem continuar se movendo juntas mesmo com o aumento das rotações.
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Trata-se de um sistema bem diferente dos atuais motores Milwaukee-Eight, que utilizam as hastes para mover dois eixos de balancim: um para abrir as duas válvulas de admissão e o outro para abrir as duas válvulas de escape. Sistema que só funciona adequadamente até os 5.500 rpm. Mas com o novo motor, rotações de até 7.000 giros poderiam ser atingidas. A patente também afirma que as válvulas serão mais fáceis de mexer, simplesmente levantando os balancins e removendo o parafuso de fixação.
As patentes sugerem que o novo motor pode substituir o Milwaukee-Eight, embora esse motor tenha apenas três anos de idade, quando normalmente costuma ficar em atividade por décadas. Contudo, nada impede deles utilizarem-no em uma futura Sportster de quatro válvulas.
A patente também surpreende, porque a Harley-Davidson ainda nem lançou oficialmente seu novo motor “modular” de duplo comando (DOHC) e refrigeração líquida, que irá equipar as novas Pan America 1250, Streetfighter 975 e outras. A marca de Milwaukee não parece pronta para abandonar os tradicionais V-Twin OHV.