A Harley-Davidson anunciou que a linha Custom Veichle Operations (CVO) 2023 vai ser revelada em junho com uma grande atualização. As poderosas cruisers americanas receberão o motor Milwaukee-Eight 121 (1.990 cm³).
Isso ficou conhecido através de um vídeo da montadora, que mostra claramente a novidade entalhada na tampa da embreagem. O motor Milwaukee-Eight 117 (1.923 cm³) entrega 106 cv e 166 Nm. O 121, semelhante ao kit Screamin’ Eagle 122, deve atingir 110 cv a pouco mais de 170 Nm.
O destaque, no entanto, é que o motor terá comando de válvulas variável; diferentes tempos de controle das árvores de cames para diferentes condições de operação. Em rotações mais baixas, longos tempos de abertura para altos níveis de enchimento na câmara de combustão resultando em mais torque.
Em rotações mais altas, haverá mais sobreposição para trocas de marcha mais rápidas, o que aumenta a potência. A Harley patenteou essa tecnologia para os motores de grande deslocamento em 2020. Um recurso semelhante tem sido usado com sucesso no motor da Pan America 1250.
Mas a linha CVO terá outras novidades, além do motor. A nova frente, com farol mais angular, faixas de LED nas laterais e para-brisa ajustável em altura são algumas delas. Pela primeira vez essas motos terão garfos invertidos e pinças de freio Brembo de 4 pistões montadas de forma radial.
Outra introdução inédita: novas rodas com raios cruzados e pneus sem câmara, provavelmente 21 polegadas na dianteira. A traseira, com as luzes verticais, parece totalmente redesenhada, todo o sistema de escapamento aparece preto e cromado.
No âmbito das comemorações de seus 120 anos, a Harley-Davidson apresentou esse ano apenas um modelo CVO, a Road Glide Limited, ainda com o motor 117. O segundo e terceiro modelos, Road Glide e Street Glide. serão introduzidos em junho.