A Harley-Davidson divulgou essa semana os resultados do balanço de seu ano fiscal de 2018. Mais uma vez, as vendas apresentaram um declínio considerável, 6,1% em todo o mundo, mas a marca gastou menos e os acionistas tiveram um lucro maior do que em 2017. Entenda como isso acontece aqui.
Foram 228.051 unidades vendidas em 2018, enquanto que em 2017 haviam sido 242.788, um recuo de 6,1% no mercado internacional. Nos Estados Unidos, os resultados foram ainda mais dramáticos, com uma queda de 10,2% em relação ao ano anterior.
Desde 2015, a Harley-Davidson acumula resultados negativos principalmente no seu próprio quintal. Entretanto, é preciso ressaltar também que o mercado norte-americano em geral está em queda, que nos modelos acima das 600cc foi de -8,7% em 2018.
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Apesar do quadro negativo, nem tudo foi ruim para a Harley-Davidson. A marca de Milwaukee ainda apresenta impressionantes 49,7% de market share (participação de mercado) nos EUA enquanto a situação na Europa melhorou 0,5 pontos percentuais, para 10,3% em 2018.
Além disso, as vendas totais de todas as peças (motores, peças e acessórios, mercadorias, licenciamento e diversos) foram de US$ 4.968.600,00, um aumento de 1,1%. O lucro por ação (ESP) subiu de US$ 3,02 para US$ 3,19, +5,6%, resultados que deixaram os acionistas e o CEO da marca, Matt Levatich, satisfeitos.
“Em 2018 nós entregamos valor para nossos acionistas através da melhoria dos lucros e fluxo de caixa de operações“, disse Levatich. “Nosso plano de crescimento aborda os desafios de hoje e as oportunidades que vemos para o crescimento futuro, onde somos estimulados pelo ímpeto que estamos construindo. Pessoas novas e diferentes, motociclistas e não motociclistas, conhecer a Harley-Davidson e a emoção do motociclismo“.
Levatich comenta sobre as novas diretrizes estabelecidas pela Harley-Davidson no ano passado. O conceito “More Roads” possui três parâmetros principais: mais modelos novos, maior acesso à marca e concessionárias mais fortes. Além disso, eles buscam uma maior liquidez em suas contas.
Com o objetivo de melhorar ainda mais a produção e estrutura de custos, a empresa iniciou uma iniciativa de otimização de produção plurianual no primeiro trimestre de 2018, com base na consolidação das atividades de montagem na fábrica em York, Pensilvânia. Além disso, até o final de 2019 a maioria das motocicletas para a Europa, China e Ásia serão produzidas na Tailândia.
Vendas da Harley-Davidson em 2018 e 2017
2018 | 2017 | ||
Estados Unidos | 132.868 | 147.972 | -10,20% |
EMEA* | 46.602 | 44.935 | 3,70% |
Ásia | 28.724 | 30.348 | -5,40% |
América Latina | 10.167 | 9.452 | 7,60% |
Canadá | 9.69 | 10.081 | -3,90% |
Total Internacional | 95.183 | 94.816 | 0,40% |
Total Mundial | 228.051 | 242.788 | -6,10% |
* EMEA = Europa, Oriente médio e África |