A Harley-Davidson do Brasil confirmou a chegada da nova Sportster S ao país nos próximos meses. O modelo, completamente diferente do anterior, é bem mais moderno – e caro.
A Sportster é a linha de entrada no Mundo Harley-Davidson e o primeiro modelo com motor Evolution surgiu nos anos 1980, sempre sendo um sucesso de público e crítica. Mas em 2020 as motos precisaram ser descontinuadas já que não obedecia a legislação ambiental de diversos países.
Em processo de total reestruturação, a Harley sabia que não poderia ficar muito tempo sem o seu flagship e apresentou em 2021 a nova Sportster S. O motor é o mesmo da Pan America 1250, que rende um pouco menos, 122 cv a 7.500 rpm e 12,7 kgf.m a 6.000 giros. O peso, entretanto, é 30 kg inferior.
O chassi também é inteiramente novo e, embora seja de aço tubular, é mais rígido e utiliza o motor como membro estressado da estrutura, uma técnica moderna. As suspensões são compostas por garfos Showa de 43 mm na dianteira e amortecedor estilo piggyback na traseira totalmente reguláveis.
O jeitão musculoso e esportivo é enfatizado pelas rodas de alumínio fundido e por largos pneus Dunlop (marca Harley-Davidson) série GT503. O disco de freio dianteiro de 320mm tem pinças monobloco de quatro pistões e o traseiro de 260mm é acionado por uma pinça de dois pistões.
A instrumentação, como toda Harley-Davidson de entrada, é espartana, mas moderna. O mostrador redondo possui uma tela TFT de 4 polegadas antirreflexo com conexão bluetooth e a eletrônica conta com três modos de pilotagem, controle de tração sensível à inclinação e ABS em curvas.
O farol oval Daymaker Signature também é diferenciado por produzir “uma difusão homogênea de luz, eliminando pontos quentes” de acordo com a Harley-Davidson. Todo esse upgrade teve um preço: R$ 125.900,00 em quatro opções de cores. O modelo entra em pré-venda em 19 de janeiro.