Discretamente, a Harley-Davidson retirou de seu site norte-americano todas as menções ao modelo Bronx 975. O futuro da primeira roadster da marca fica ainda mais incerto.
Revelada em julho de 2018 junto com o ambicioso plano “More Roads”, que visava mudar completamente a identidade da Harley-Davidson, a Bronx contava com visual esportivo e um novo motor modular de 975cc.
Esse motor com refrigeração líquida é praticamente o mesmo da Pan America 1250, outra grande novidade apresentada na época. O plano era conquistar uma clientela mais jovem em meio a vendas em declínio contínuo há quatro anos.
Só que no meio do caminho apareceu o Coronavírus, o que deixou a situação ainda mais complicada em Milwaukee. O CEO da época, Matt Levatich deixou o cargo e foi substituído por Jochen Zeitz, que implementou um novo plano bem mais austero, o “The Rewire”.
A ordem agora é contenção de gastos e em maio, o lançamento da Pan America e Bronx, que antes estavam marcados para 2020, foram empurrados para 2021. Só que agora, apenas a big trail aparece na seção de “Future Vehicles” com a Roadster completamente suprimida.
De acordo com a imprensa norte-americana, que está acompanhando o caso de perto, a página da Bronx estava disponível até 2 de agosto, mas foi colocada off-line em algum momento naquela semana e desapareceu do site de imprensa da Harley-Davidson.
Eles questionaram a marca a respeito e receberam essa resposta: “O foco imediato em novos produtos da Harley-Davidson em 2021 será o lançamento da Pan America, nossa primeira motocicleta Adventure Touring. A fim de garantir um lançamento excepcional para a Pan América, não lançaremos a streetfighter Bronx no próximo ano“.
A impressão que fica é de que a marca não apenas decidiu atrasar o lançamento e sim cancelou o projeto. O novo líder da marca, Jochen Zeitz também foi evasivo: “Acho que, neste momento, as Adventure serão o foco no próximo ano. Outras decisões relacionadas à linha de produtos iremos revelar em tempo real, então não é algo que possamos ou queremos falar neste momento“.
E vêm mais novidades por aí. De acordo com Zeitz, o novo plano estratégico, “Hardwire”, será detalhado em público pela primeira vez nesse semestre. É nele que saberemos quais os modelos, atuais e futuros realmente permanecerão em produção.