Como prevíamos na semana passada, a Harley-Davidson realmente ressuscitou a Softail Standard como modelo 2020. Básica, a motocicleta propõe-se a ser uma tela em branco ao proprietário imprimir as suas matizes customizadas com um preço bastante acessível.
Ausente do catálogo desde 2007, a Softail Standard retorna com o motor Milwaukee Eight 107 (1.745 cm³). Inaugurado em 2016, o engenho oferece 15,2 kgf.m de torque com muito menos vibrações do que o Twin Cam anterior (1.584 cm³) e que pode ainda receber um boost com as atualizações do “Screamin ‘Eagle”. O escapamento duplo é do tipo shotgun.
O design é aquilo que esperamos de uma típica Harley-Davidson das antigas: assento baixo, guidão alto, cromados em abundância, pintura preta (Vivid Black), rodas raiadas cromadas e pedaleiras avançadas. No entanto, há lembretes do século 21, como o pequeno painel digital e o sistema de freios ABS (opcional por US$ 795).
Ao contrário da Softail Standard anterior, o novo modelo possui – de fábrica – assento apenas para um ocupante. As rodas também são menores, de 19 e 16 polegadas respectivamente. O amortecedor traseiro completamente ajustável permanece oculto sobre o para-lama. O tanque de combustível comporta 13,2 litros e o peso geral é de 297 kg.
A Harley-Davidson pretende disponibilizar a Softail Standard nas concessionárias norte-americanas a partir de maio, com um preço bastante competitivo: US$ 13.599, o que a torna o modelo mais acessível da família Softail, ocupando o lugar da Street Bob (US$ 14.599).
Mesmo assim, a marca de Milwaukee também disponibiliza quatro pacotes de personalização de fábrica: “Day Tripper” (US$ 1.409,95), “Coastal Custom Package” (US$ 1.599,95), “Touring Custom Package” (US$ 1.699,95) e “Performance Custom Package” ($1,299.95), que adicionam uma série de acessórios conforme a proposta.