De acordo com a imprensa norte-americana, a Harley-Davidson registrou novos nomes em escritórios nos Estados Unidos e Europa. Eles podem (ou não) indicar o surgimento de novos modelos nos próximos anos.
A informação foi veiculada pelos norte-americanos do site Motorcycle.com, que descobriram a nomenclatura “Bronx” e também “Harley-Davidson Bronx” arquivada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.
Na última quarta-feira (20), eles acharam novos registros, “48X” e “Pan América”, mas não nos Estados Unidos e sim na Europa, através do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia. Os nomes foram arquivados para uso com “motocicletas e suas peças estruturais”.
Ainda não há certeza absoluta de que os nomes estejam ligados à Harley-Davidson. No entanto, a empresa que arquivou as marcas é a Mathys & Squire LLP, escritório de advocacia com sede no Reino Unido especializado em leis de propriedade intelectual e que vem manipulando as marcas comerciais da montadora desde 1996.
Outro indicador é o nome 48X, que pode ser uma versão de um modelo já existente, a Harley-Davidson Forty-Eight (quarenta e oito em inglês), pertencente à linha Sportster. Os norte-americanos apontam ainda que a motocicleta poderia ganhar o motor “Revolution X”, refrigerado à água.
Vale lembrar que as normas antipoluição nos Estados Unidos e na Europa tendem a ficarem ainda mais rígidas com a chegada do Euro5 a partir de 2020. Motivo mais do que suficiente para que a Harley-Davidson (e outras montadoras) fiquem preocupadas em renovar seus motores em todas as frentes.
Já o nome “Pan America” sugere um novo modelo de turismo, um capaz de viajar através de um continente com conforto. Com vários modelos no catálogo capazes de realizar a tarefa, não podemos excluir a possibilidade de a Harley-Davidson criar uma motocicleta inteiramente nova, talvez até fora do segmento custom, para agradar ao publico europeu.
Com vendas estabilizadas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, a Harley-Davidson está trabalhando diversificar seu público. Eles já anunciaram que 100 novos modelos serão lançados nos próximos dez anos, inclusive uma motocicleta elétrica, que vem sendo trabalhada no projeto LiveWire.