Lembra-se de quando a Harley-Davidson irrompeu a cena, no ano passado, para apresentar três modelos revolucionários, a Pan América 1250, Custom 1250 e Streetfighter 975? Agora, foram descobertos os registros de patentes desses modelos, que nos dão uma melhor ideia de como são.
A marca de Milwaukee chocou o mundo no dia 30 de julho de 2018 ao apresentar a Pan America 1250, a primeira big trail de sua história. Com para-brisa alto, rodas raiadas e suspensão elevada, o modelo promete brigar com as melhores do segmento, como a BMW R1200GS, mas nenhum dado técnico foi revelado na ocasião.
Suas patentes (ao lado) foram registradas no Escritório Europeu de Propriedades Intelectuais e pouco difere do conceito apresentado ano passado, mas contém sim algumas diferenças. As rodas, por exemplo, parecem ser de liga leve, indicando que haverá mais de uma opção nesse sentido.
As ilustrações mostram uma carroceria estendida abaixo do assento, cobrindo o subchassi traseiro, junto com uma rabeta redesenhada que integra suportes para bagagem. A ponteira de escapamento também parece revisada, mais curta do que o modelo apresentado nas fotos.
No mesmo dia 30 de julho, a Harley-Davidson revelou a muito mais convencional Custom 1250, que compartilha com a Pan America o mesmo motor V-Twin de 60 graus e refrigeração líquida, considerado como “modular”. Ou seja, esse propulsor tem várias peças intercambiáveis com outros modelos e uma variação de 500cc a 1250cc.
Das três patentes descobertas aqui, a Custom 1250 é a que mais se manteve sem alterações, com exceção dos espelhos suspensos do conceito, que foram substituídos por modelos convencionais. O design do suporte de placa traseiro também parece ligeiramente diferente.
A mais atraente de todas as motocicletas apresentadas naquele dia, sem dúvida, foi a Streetfighter. Com um visual esportivo e musculoso, o modelo tem a intenção de disputar espaço com as hypernakeds da atualidade, tendo como coração uma versão de 975cc do motor V-Twin modular mencionado anteriormente.
Os desenhos, no entanto, revelam que o modelo já foi bastante modificado, com pedaleiras aparência mais compacta, as traseiras fixadas no subchassi, que também tem uma nova forma, agora com uma curva descendente na frente.
Na traseira, a rabeta ganhou um suporte de placa em posição mais convencional, além de o vão entre a roda e o para-lama ter sido preenchido com uma espécie de suporte para alforjes, sugerindo novamente que diferentes versões podem ser oferecidas.
A Harley-Davidson não estipulou uma data de lançamento para esses modelos, mas a previsão da imprensa norte-americana é de que comecem a chegar ao mercado a partir de 2020. Alguns inclusive podem até mudar de nome. A Streetfighter, por exemplo, tem sido associada ao nome “Bronx”, também devidamente registrado em cartório.