A Harley-Davidson afirma ter vendido mais de 2.500 unidades da Pan America 1250 nos EUA. Isso é um sucesso ou não? Depende do ponto de vista e de que lado do Atlântico você está.
Apresentada em fevereiro do ano passado, a Pan America 1250 é a primeira motocicleta da fabricante norte-americana a realmente se afastar das suas customs tradicionais. O segmento escolhido foi um dos mais competitivos da atualidade, comandando por Triumph Tiger 1200, Honda Africa Twin 1100, Ducati Multistrada V4 e, é claro, BMW R1250GS.
Apesar do design incomum, sem paralelos no segmento, a Pan America 1250 parece ter atraído um grande interesse. Em junho do ano passado, o jornal Milwaukee Business reportou que as vendas da motocicleta estavam aquecidas nas concessionárias, com fila de espera. O que parece se confirmar nos números divulgados pela marca: mais de 2.500 unidades, a big trail mais vendida na América, eles dizem.
Infelizmente a Harley-Davidson não informou maiores detalhes. Nos Estados Unidos, o órgão responsável por contabilizar as vendas anuais, o Motorcycle Industry Council (MIC) também não divulga os resultados completos como no Brasil. Mas podemos ter uma noção através dos dados divulgados pelas outras marcas, como a Ducati e BMW, que alegam ter tido, em 2021, o melhor ano comercial de todos os tempos.
Entre os italianos, o modelo mais vendido também foi uma adventure, a nova Multistrada V4. Embora eles não divulguem a quantidade de vendas nos EUA (que voltou a ser o principal mercado da marca), foram 9.957 unidades comercializadas globalmente. A BMW também não divulgou os números norte-americanos, mas a R1250GS é disparado o modelo mais vendido da marca, mais de 60.000 no mundo todo só em 2021.
Graças aos nossos colegas italianos podemos dizer que 468 unidades da Pan America foram vendidas na Itália em 2021, a Harley-Davidson de maior sucesso, na frente da Street Glide Special e da Softail Sport Glide. Enquanto isso, a BMW comercializou cerca de 6.500 R1250GS, a Honda 3.000 Africa Twin e a Ducati, 2.402 Multistrada V4. A Harley, entretanto, só efetivamente chegou às concessionárias em junho.
É claro que tem muitos asteriscos nessa história. 2021 ainda foi um ano muito atrapalhado pela pandemia, na forma de bloqueios e falta de insumos em diversas partes do globo. Vale lembrar que a Harley-Davidson não tem uma fábrica na Europa, o que certamente torna a comercialização da Pan America mais lenta. Vai valer a pena conferir os resultados no final de 2022, o seu primeiro ano completo, onde é aguardada também no Brasil.