A nova Harley-Davidson Sportster Nightster pode não ser a única a ter o novo motor Revolution Max de 975cc. A Pan America também pode ganhar uma versão de menor deslocamento em breve.
Os norte-americanos do Motorcycle.com, que descobriram a existência da Sportster 975cc na semana passada, foram ainda mais fundo em suas pesquisas e descobriram que também há uma Pan America 975 listada em uma outra lista de acessórios, desta vez para uma tampa de combustível.
A página (que agora foi retirada do ar) revelou mais dois códigos: RA975 e RA965S. “RA” designa as motos adventure com motor Revolution Max. O modelo atual, com seu motor de 1.250cc recebe a designação RA1250. O “S” no final do código indica uma versão “Special” ou de especificações superiores.
Por esta lógica, o código RA975 deve resultar em uma motocicleta popularmente chamada de Pan America 975. Já o código RA965S é um pouco mais misterioso. O “S” deve significar um nível mais alto de desempenho, mas parece incomum que tenha um número menor. Não podemos descartar a possibilidade de um erro de digitação.
A chegada de uma Pan America 975 seria mais uma jogada lógica e necessária ao catálogo da Harley-Davidson. Com a crise decorrente do coronavírus e a alta nos preços dos combustíveis, a versão de 1250cc é cara e inacessível demais, principalmente nos mercados emergentes (Brasil incluído).
Além disso, o segmento das big trails médias é tão concorrido quanto o andar de cima. Uma Pan America 975 ia disputar espaço com BMW F850GS, KTM 890 Adventure e Ducati Multistrada V2 e Triumph Tiger 950. Compartilhando uma tampa de combustível, espera que seu design seja semelhante ao da 1250cc.