Os primeiros efeitos da nova gestão da Harley-Davidson começam a aparecer. Anteriormente previstas para 2020, as aguardadas Pan America 1250 e Bronx 975 não serão apresentadas antes de 2021, de acordo com o site atualizado da marca.
Anunciadas com muita polêmica em 2018, as motocicletas demonstravam o que estava por vir no universo Harley-Davidson nessa década: a entrada em novos segmentos de mercado, como o das Adventure e das Roadsters de 1 litro, isso sem mencionar a LiveWire entre as motos elétricas.
Elas eram o “carro-chefe” do programa “More Roads” encabeçado pelo antigo CEO da marca Matt Levatich, que visava afastar a marca de Milwaukee de sua imagem conservadora e de fabricante de um nicho só, o que prometia estancar o declínio das vendas registrado continuamente desde 2016.
A mista recepção da LiveWire, as fracas vendas gerais de 2019 e a crise do Coronavírus, no entanto, mudaram tudo. Levatich foi demitido e em seu lugar assumiu Jochen Zeitz, ex-CEO da Puma e membro de longa data do Conselho Administrativo. Eles rapidamente estabeleceram um novo programa mais conservador, o “Rewired“.
Ainda sem divulgar os detalhes, eles disseram que o novo plano reestabelece a marca em seu principal mercado, nos Estados Unidos, além de “simplificar e reorientar os lançamentos para refletir a nova realidade, alinhar-se ao início da temporada de pilotagem e adequar-se melhor à capacidade da empresa e dos revendedores“.
Dessa forma, faz sentido reprogramar o lançamento da Pan America 1250 e da Bronx 975 para o verão de 2021 quando a situação com o Coronavírus deve estar melhor nos Estados Unidos. No momento o país já contabiliza 1,3 milhão de infectados e impressionantes 78 mil mortes por Covid-19, de modo que a normalidade ainda está longe de ser alcançada.
No site remodelado da marca, ambos os modelos aparecem como “chegando em 2021” onde antes se lia 2020. Além disso, a custom musculosa ainda sem nome que também havia sido revelada em 2018 agora aparece “planejada para 2021”, o que sugere um pouco menos de certeza sobre seu lançamento. O mesmo vale para as e-Bikes reveladas como conceito.
Duas motos que estão visivelmente ausentes na página dos “futuros veículos” são os modelos Flat Tracker e Café Racer refrigerado a água que foram revelados em uma apresentação para investidores em setembro passado.