A Harley-Davidson anunciou ontem (7) Jochen Zeitz como CEO e presidente da marca, em tempo integral. O empresário busca agora estancar o sangramento das finanças e preparar o terreno para o mundo “Pós-Coronavírus”.
Zeitz chegou à presidência da Harley-Davidson em 28 de fevereiro substituindo Matt Levatich, o principal mentor do programa “More Roads”, que visava mudar completamente a imagem conservadora da marca para algo mais jovial e dinâmico nos próximos anos.
Tudo mudou, no entanto, com a chegada do Coronavírus. As vendas da Harley-Davidson, que já vinham em declínio desde 2016 tendem a ficar ainda piores nesse período, o que fez o conselho administrativo da marca estabelecer um novo programa, o “Rewired”, cujo objetivo é bem mais conservador.
“Durante esse período extraordinário de crise, minha primeira prioridade é o bem-estar de nossa comunidade H-D, enquanto executo nossos esforços do plano de resposta ao COVID-19 para estabilizar os negócios, retomar as operações e nos recuperar“, disse Zeitz em um comunicado à imprensa. “Também estou liderando uma revisão necessária e abrangente de estrutura, modelo operacional e estratégia à medida que nos ajustamos às novas realidades pós Covid-19“.
Ex-CEO da Puma e membro do conselho administrativo da Harley-Davidson há bastante tempo, Zeitz busca agora reduzir os custos operacionais da marca, com cortes salariais de cima para baixo a fim de evitar demissões em massa.
“Nos próximos meses, religaremos os negócios e definiremos um novo plano estratégico de cinco anos ainda este ano. Depois, supervisionarei a implementação dessas mudanças e reiniciaremos a Harley-Davidson como uma das marcas mais reverenciadas e icônicas do mundo”, garantiu.
Esperamos que Zeitz seja o sopro de ar fresco que a empresa precisa para encontrar o caminho entre ser relevante à nova geração de motociclistas que se aproxima, bem como manter satisfeitos os fãs fiéis de longa data. O tempo irá dizer.