A chegada da Harley-Davidson X440, a primeira motocicleta projetada e produzida para o mercado indiano, deve dar início a uma série desenvolvida em parceria com a Hero. A próxima já está definida: será a Nightster 440.
No universo da Harley-Davidson, o nome “Nightster” batiza as versões mais esportivas e joviais de uma determinada motocicleta, caracterizada por rodas de liga, pneus esportivos, suspensão invertida e uma total ausência de cromados, dando um aspecto obscurecido.
É assim que acontece na linha Sportster dos modelos fabricados nos EUA e o mesmo deve acontecer com a Harley-Davidson X440 na Índia. A imprensa indiana flagrou a versão patenteada não pela Harley-Davidson, mas pela Hero MotoCorp em 17 de julho de 2023.
É provável, portanto, que a Nightster 440 seja uma X440 com uma suspensão mais rígida, guidão mais baixo, um escape mais esportivo (proporcionando uns cavalinhos a mais) e talvez até uma relação mais curta, tudo, claro, para deixar sua pilotagem mais apimentada.
Como estamos falando de uma motocicleta de orçamento, o quadro e o motor devem permanecer os mesmos, ou seja, uma estrutura tubular de aço e o monocilíndrico de 440cc com refrigeração mista que desenvolve 27 cv a 6.000 rpm e 28 lb-ft de torque.
É, na verdade, a mesma estratégia adotada pela Royal Enfield com a Hunter 350, que é a versão esportiva da Meteor 350. A Harley-Davidson X440 chegou para brigar diretamente com esses modelos, assim como a Triumph Speed 400 e Scrambler 400X.
Como a X440 foi a recém introduzida (e ainda deve estar chegando aos concessionários indianos), a Sportster 440 não deve ser apresentada tão cedo. A Harley-Davidson dos EUA costuma apresentar suas novidades entre janeiro e fevereiro, de modo que sua unidade indiana pode fazer o mesmo.