Conforme a Harley-Davidson anunciou no mês passado, LiveWire passa a ser a denominação de uma marca independente de motos elétricas. E o modelo que conhecíamos está com um novo nome, “One”, com novos grafismos e preço reduzido no modelo 2022.
O nome “One” é mais uma referência à Harley-Davidson Serial 1, a primeira motocicleta produzida pela marca de Milwaukee em 1905 e que também inspirou a divisão de bicicletas elétricas da fabricante no ano passado. Não por acaso, a LiveWire One é o primeiro modelo 2022 a ser apresentado.
Mas tirando o nome, há poucas novidades na LiveWire One. Além da cor preta e laranja disponíveis desde o seu surgimento em 2019, a motocicleta passa a ser oferecida na cor branca. O logotipo da Harley-Davidson desapareceu do “tanque de combustível” para dar lugar ao novo grafismo em cinza que forma as letras LW.
Mecanicamente a LiveWire permanece sem grandes alterações. O modelo é impulsionado pelo motor elétrico “H-D Revelation” com 15.5kWh de capacidade, o que fornece 105 cv de potência e um torque instantâneo de 11,8 kgf.m. A aceleração de zero a 100 km/h da motocicleta é feito em 3s5.
A autonomia na cidade está listada como 146 milhas (235 km), o mesmo da LiveWire original. A Harley não divulgou nenhum alcance na estrada, mas o modelo anterior atingia cerca de 80 milhas (129 km) a 70 mph (112 km/h), então a LiveWire One deve obter resultados semelhantes.
A moto também possui um carregador rápido DC que pode recarregar de 0-100% em 60 minutos ou 0-80% em 45 minutos. Um cenário mais realista, no entanto, é o tempo de recarga de 20-80%, que não está listado, mas provavelmente gira em torno de 30 minutos.
A maior alteração da LiveWire para 2022 está no preço e na sua forma de venda. O modelo custará por volta de US$ 20.000 (dependendo do estado). Trata-se de uma bela redução em relação aos quase US$ 30.000 anunciados no ano passado, quantia salgada demais para o público alvo da moto que são os jovens.
A LiveWire empregará o que eles chamam de abordagem “híbrida”, permitindo que os clientes façam a maior parte de suas compras online. Inicialmente, apenas 12 concessionárias de três estados (Califórnia, Texas e Nova York) terão o modelo, número que pode crescer conforme a demanda. As entregas começam em outubro.