A Harley-Davidson está expondo essa semana na feira Consumer Electronics Show em Las Vegas a LiveWire, primeira motocicleta elétrica de sua história. Pela primeira vez foram revelados alguns números de desempenho, como uma impressionante aceleração de 0 a 100 em apenas 3,5 segundos.
O torque instantâneo é fornecido pelo totalmente inédito motor elétrico “H-D Revelation”, que dispensa a utilização da embreagem e pode produzir 100% de seu torque nominal no momento em que o acelerador é acionado e 100% desse torque está sempre disponível.
O motor fica na parte inferior para baixar o centro de gravidade, ajudando na agilidade da moto em todas as velocidades e tornando mais fácil o controle quando parada. A LiveWire também possui ECC (Controle Eletrônico de Chassi), freios ABS em curvas e Controle de Tração, tudo monitorado pela mais recente unidade de medição inercial (IMU).
Apesar de ser elétrico, o motor H-D Revelation foi projetado para produzir um novo som característico da Harley-Davidson conforme acelera e ganha velocidade. Além disso, o propulsor produz vibração, calor e ruído mínimos, que aumentam o conforto do motociclista.
De acordo com a marca de Milwaukee, a LiveWire é capaz de percorrer cerca de 180 quilômetros de vias urbanas com uma única carga completa. Os freios são regenerativos e ajudam a carregar a bateria sempre que são utilizados, tecnologia presente nos carros de Fórmula 1 desde 2009.
Serviço H-D Connect
A LiveWire é equipada com o “H-D Connect”, sistema que conecta motociclistas com suas motos por meio de uma unidade telemática (TCU) habilitada com um moderno padrão de comunicação sem-fio LTE e serviços na nuvem usando a versão mais recente do aplicativo Harley-Davidson. Essa tecnologia faz da LiveWire a primeira motocicleta elétrica conectada por celular do mercado de massa norte-americano. Os dados são coletados e transferidos para o aplicativo para fornecer informações ao smartphone do piloto sobre:
– Status da motocicleta: As informações disponíveis por meio do H-D Connect incluem o status da carga da bateria e a autonomia disponível em qualquer local onde haja sinal de celular suficiente. Isso permite que o piloto verifique remotamente o status da carga, incluindo o nível total e o tempo de recarga. Os motociclistas poderão localizar uma estação de carregamento com facilidade graças a um localizador integrado ao aplicativo.
– Alerta de violação e localização do veículo: o H-D Connect indica a localização onde a motocicleta LiveWire foi estacionada e alertas podem ser enviados para o smartphone do motociclista se a moto for adulterada ou movida. O rastreamento de veículos roubados com GPS proporciona tranquilidade uma vez que a localização da motocicleta pode ser rastreada (Requer assistência de segurança pública. Disponível em mercados selecionados).
– Lembretes e notificações de revisão e serviço: Lembretes sobre os requisitos das próximas revisões e serviços do veículo e outras notificações de atendimento ao veículo serão fornecidos ao motociclista por meio do aplicativo H-D. Além disso, os proprietários receberão lembretes automáticos para realização revisões.
O começo de uma nova era
A primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson começou com o “Projeto LiveWire”, revelado como um protótipo em 2014. Por meio de um programa de demonstração itinerante, o projeto deu aos clientes a oportunidade de fornecer feedback sobre o que eles gostariam de ver em uma verdadeira moto elétrica Harley-Davidson e moldar sua evolução. A resposta foi muito entusiasmada.
“Estamos em um momento histórico da evolução dos transportes e a Harley-Davidson está na vanguarda“, afirma o CEO da Harley-Davidson, Matt Levatich. “A inovação que move o corpo e a alma sempre esteve no centro da nossa marca, e este próximo capítulo da nossa história é sobre a criação de produtos e oportunidades para pilotos e futuros pilotos de todas as idades e estilos de vida”, conclui.
O lançamento da LiveWire faz parte dos objetivos estratégicos da Harley-Davidson de revigorar seus negócios nos EUA, acelerar o ritmo de crescimento internacional, construir a próxima geração de motociclistas em todo o mundo e estabelecer a empresa como líder na eletrificação do transporte em duas rodas. Eles pretendem lançar 100 novos modelos até 2027.