Tem sido dias agitados para a Harley-Davidson. Agora estão se juntando à Enthusiast Collection edições limitadas da Low Rider, Street Glide e Road Glide ST com grafismos “Fast Johnnie”, que traz a tona uma curiosa tradição da marca envolvendo… um leitão!
De acordo com a Harley-Davidson, a pintura “Fast Johnnie” remete aos designs icônicos apresentados em Muscle Cars e Pony Cars das décadas de 1960 e 1970, que frequentemente combinavam listras de corrida ou de rally em versões de alto desempenho.
As três motocicletas recebem basicamente o mesmo tratamento, a nova cor “Celestial Blue” com detalhes personalizados em branco e gráficos diferentes em cada lado do tanque de combustível – Fast Johnnie à esquerda e o Bar & Shield da marca no lado direito.
Mas por que “Fast Johnnie”? Segundo a H-D, um leitão chamado Johnnie foi adotado em 1920 pelo piloto da marca Ray Weishaar e se tornou o mascote da equipe, geralmente pegando carona no tanque de combustível nas voltas de vitória após as corridas e virou tradição. Curioso.
Esses elementos destinam-se a separar a versão de alto desempenho dos modelos convencionais e, com o personagem “Fast Johnnie”, a H-D também está dando um alô para suas baggers envenenadas de fábrica Screamin’ Eagle que competem na categoria “King Of The Baggers” no MotoAmerica.
Mecanicamente todas as três motos mantêm a mecânica do modelo básico 2023 impulsionadas pelo motor Milwaukee Eight de 117 polegadas (1.923 cm³) que entrega 103 cv e 168 Nm. Mas elas contam com o sistema de exaustão Screamin’ Eagle de fábrica, que dá um boost a mais.
As motos touring podem vir com os pacotes “King Tour-Pak” da mesma cor, e “Chopped Tour-Pak” se o cliente desejar. Não mais de 2.000 unidades serão disponibilizadas em quantidades limitadas. Nos EUA, o preço anunciado foi de US$ 24.849 para a Low Rider ST e US$ 33.899 para as outras duas.





