A Harley-Davidson está planejando lançar para 2017 uma nova geração de motores V2 refrigerados à ar chamado “Milwaukee Eight 107º”. O novo propulsor chega para substituir o tradicional e icônico “Twin Cam 88º”, em linha desde o século passado.
Esse motor, que terá a princípio 1.753 cm³ e – como o próprio nome indica – oito válvulas, quatro por cilindro, promete oferecer mais potência e torque, ao mesmo tempo em que reduz o nível de vibrações e de ruídos internos.
Com isso a Harley-Davidson não quer ficar atrás da sua principal concorrente Indian, que lançou nos últimos anos engenhos de concepção mais moderna. O Milwaukee Eight 107º também já estará em conformidade às mais recentes (e rígidas) normas antipoluição da Europa, Estados Unidos e Brasil (Promot4).
O lançamento de novos motores são eventos muito celebrados entre os fãs da Harley-Davidson, já que acontece raramente em 113 anos de história. O Twin Cam 88º, por exemplo, surgiu em 1998 surgiu para substituir o “Evolution” (ainda disponível na linha Sportster) nos modelos mais caros da marca. A apresentação do Milwaukee Eight será no final do mês.