A Harley-Davidson disponibilizou hoje (26) algumas fotos e informações de sua primeira motocicleta fabricada e desenvolvida na Índia, em cooperação com a Hero Motor. “X 440” é o nome dela e a apresentação completa acontece em julho.
Fotos de um protótipo em testes já haviam aparecido no mês passado e a chegada das imagens mais nítidas praticamente confirmam as nossas expectativas iniciais: motor monocilíndrico de 440cc, refrigerado a óleo, que rende cerca de 40 cv, dentro da faixa usual para a Índia.
O quadro é uma estrutura tubular, certamente de aço, enquanto os garfos dianteiros, de espessura considerável, são invertidos. Atrás, amortecedores duplos ultra convencionais. Estão incluídos dois freios a disco, um por roda, com pinças Bybre, segunda linha Brembo.
As rodas são de alumínio fundido, com 10 raios elegantemente polidos nas laterais, nas medidas 100/90-18 na dianteira e 140/70-17 na traseira. Espera-se que a altura do assento fique abaixo de 800 milímetros e o peso em ordem de marcha não passe de 180 quilos.
As luzes de LED obviamente usam e abusam do esplendor da marca Harley-Davidson, e as letras e logotipos correspondentes são posicionados de maneira bem visível. O painel é composto por um único mostrador circular que se espera ser pelo menos parcialmente digital com conexão bluetooth.
O objetivo da Harley é claro: roubar adeptos da Royal Enfield, que domina a região com larga vantagem. O lançamento acontece na sugestiva data de 4 de julho, inicialmente apenas na Índia. Uma exportação para outros países é possível “nos países para os quais a Royal Enfield exporta”, dizem os indianos.
Até 2020, a Harley-Davidson tinha uma fábrica própria na Índia mas, precisando enxugar as suas contas, eles mudaram completamente de estratégia. As motos grandes agora chegam importadas e as pequenas, como essa, são desenvolvidas, fabricadas e vendidas pela Hero.
Estratégia semelhante foi adotada no país vizinho, a China. A Harley-Davidson chinesa ganhou as manchetes em março, com o nome de X350 seguida logo depois pela X500. Lá, a parceria acontece com a QJ Motor, a mesma que é proprietária da marca Benelli.