A Harley-Davidson finalmente liberou todas as especificações técnicas da LiveWire, primeira motocicleta elétrica de sua história. O modelo pretende estar em todas as concessionárias norte-americanas e europeias a partir de 2020.
A LiveWire, que vem sendo desenvolvida com a ajuda de seus clientes desde 2014, conta com um novíssimo motor de síncrono de imã com refrigeração líquida, chamado de “Revelation”. É capaz de fornecer 105 cv de potência e um torque de 11,8 kgf.m instantaneamente, mas a rotação pode atingir 15.000 rpm.
A bateria de lítio tem uma capacidade total de energia de 15.5kWh. A autonomia pode chegar a 235 km na cidade e 113 km na estrada rodando a 70 km/h. No uso combinado, o alcance estimado é de 152 km. Em uma tomada convencional, o tempo de recarga é de 12,5 horas, mas com o carregador rápido da marca, esse tempo cai para apenas 1 hora.
Chassi, rodas e balança são de alumínio. As bengalas Showa SFF-BP possuem 43mm de diâmetro com funções separadas para cada tubo e são completamente reguláveis. O mesmo pode ser dito sobre o amortecedor traseiro BFRC-lite. Os discos dianteiros são de 300 mm com pinças monobloco de 4 pistões. Atrás, disco simples de 260mm com pinça flutuante dupla. O ABS é convencional.
O painel é um sistema de Infotainment com acessibilidade que dispensa a utilização das mãos e tem reconhecimento por voz. A paridade é garantida via Bluetooh compatível com iOS ou Android. A iluminação é totalmente composta por LED’s. A motocicleta está sendo avaliada pela imprensa especializada essa semana, pela primeira vez.
A Harley-Davidson LiveWire vai ser comercializada nos Estados Unidos por US$ 29.799, o equivalente hoje (12) a mais de 110 mil reais. É uma quantia de tirar o fôlego, mesmo para os padrões norte-americanos. A marca de Milwaukee anuncia o modelo como algo novo e exclusivo. Se fizer sucesso, mais modelos virão e o preço tende a baixar.
Harley-Davidson LiveWire – Ficha Técnica
Dimensões
Comprimento | 84.1 in. (2,135 mm) |
Largura | 32.7 in. (830 mm) |
Altura | 42.5 in. (1,080 mm) |
Altura do assento | 30 in. (761 mm) / 30.7 in. (780 mm) |
Vão livre | 5.1 in. (130 mm) |
Rake (ângulo de esterço) | 24.5º |
Trilha | 4.3 in. (108 mm) |
Distância entre eixos
|
58.7 in. (1,490 mm) |
Pneus | Michelin |
Modelo | Scorcher “Sport” |
Roda dianteira | 120/70 ZR17 58W |
Roda traseira | 180/55 ZR17 73W |
Capacidade de transmissão
|
0.34 qt (0.32 L) |
Capacidade do Líquido Refrigerante
|
0.8 qt. (0.72 L) |
Peso a seco | 549 lb. (249 kg) |
Peso em ordem de marcha | 549 lb. (249 kg) |
Peso bruto total | 949 lb. (430 kg) |
Peso Bruto do Eixo dianteiro
|
434 lb. (197 kg) |
Peso Bruto do Eixo Traseiro
|
580 lb. (263 kg) |
Transmissão
Engrenagem primária |
Engrenagem cônica em espiral, relação 55/17
|
Engrenagem final |
Correia, proporção 3/1
|
Transmissão | Velocidade única |
Relação de marchas | 10 |
CHASSIS
Quadro |
Molde de alumínio
|
Braço Oscilante |
Molde de alumínio
|
Garfos dianteiros | SHOWA Big Piston (SFF-BP), 43mm ajustáveis |
Amortecedor traseiro | SHOWA BFRC-lite, ajustável |
Rodas | Molde de alumínio, 5 raios, pretas |
Diâmetro (roda dianteira) | 17 polegadas |
Diâmetro (roda traseira) | 17 polegadas |
Freios, tipo de pinça
|
Pinças monobloco de 4 pistões na dianteira, pinças flutuantes de 2 pistões na traseira |
Freios, tipo de rotor
|
Rotores flutuantes duplos (frente), rotor flutuante (traseiro)
|
Diâmetro (freio dianteiro) | 11.8 in. (300 mm) / 0.2 in. (5 mm) |
Diâmetro (freio traseiro) | 10.2 in. (260 mm) / 0.2 in. (5 mm) |
Sistema de ABS | Standard |
Amortecimento da suspensão (dianteira/traseira) | 4.5 in. (115 mm) / 4.5 in. (115 mm) |
Ângulo de inclinação
Método de Teste de Ângulo | J1168 |
Ãngulo de inclinação (Direita/Esquerda) | 45/45 |
Parte elétrica
Bateria | Ions de lítio, 12.8V , 24 Wh, 120 A |
Recarga |
Conversão de DC para DC integrada
|
Iluminação do farol | LED, farol baixo, farol alto e lâmpada de posição |
Iluminação lanterna | LED |
Iluminação piscas dianteiros | LED |
Luzes-espia |
Farol alto, pisca-pisca, ABS, controle de tração, falha EV
|
Iluminação piscas traseiros | LED, cor âmbar |
Painel | Tela de 4.3 ”com Sensor de Luz Ambiente, 9 luzes de aviso, Relógio e Conectividade Bluetooth Integrado a um Smartphone para fornecer funcionalidades de infoentretenimento |
Tomada De Energia Elétrica
|
USB, 5V, 3A |
Motor
Torque | 11,8 kgf.m |
Rotação máxima | 15.000 rpm |
Tipo | Motor síncrono interno do ímã permanente com refrigeração líquida |
Nome | Revelation® |
Tipo | IGBT |
Polos | 6 |
Potência (hp/kW) | 105 cv (78kW) |
Diâmetro
|
6.69 in. (170 mm) |
Capacidade do rotor | 3.94 in. (100 mm) |
Bateria
Tipo | Ions de Lítio |
Capacidade | 15.5kWh no total, 13.6kWh mínimo |
Especificações de recarga
Tipo de tomada | SAE J1772 Combo Inlet (CCS1) / IEC 62196 Combo Inlet (CCS2) |
Carregador de bordo, taxa de carga | 1400 W |
Tempo de carregamento de parede CA (não verificado) | Carga completa estimada em 12,5 horas |
Carregador rápido | Carga completa estimada em 1 hora |
Conversão DC para DC
|
450W at 14.2V |
Autonomia
Cidade | 146 mi (235 km) |
Estrada | 70 mi (113 km) |
Combinado | 95 mi (152 km) |
WMTC (World Motorcycle Test Cycle) | 98 mi (158 km) |
Sistema de Infotainment
Telefone celular viva-voz – via Bluetooth
|
Standard |
Reconhecimento de voz: apenas funções do telefone | Pareado com iOS ou Android |
Reconhecimento de voz: tuner/mídia /navegação | Pareado com iOS ou Android |
USB | USB Tipo-C |
Bluetooth | Suportado pelo smartphone |
Telemática | Standard |