Foram descobertos maiores detalhes da parceria estratégica entre a Harley-Davidson e a Hero Motor Corp para o mercado indiano. As duas marcas pretendem desenvolver em conjunto novas motocicletas de baixa cilindrada.
Ao anunciar a sua saída da Índia no final do ano passado, a Harley-Davidson explicou que não iria deixar o público local na mão. As motos norte-americanas passariam a ser importadas pela Hero Motor Corporation, um dos maiores produtores de veículos (em quantidade) do mundo.
O acordo entre as duas partes, no entanto, vai além disso. De acordo com a imprensa indiana, Harley e Hero pretendem desenvolver em conjunto uma nova linha de motocicletas custom/cruiser de pequeno deslocamento, até 500cc, que seriam comercializadas por ambas as empresas.
Nesse caso, as versões com o logotipo Harley-Davidson entrariam nas categorias premium, enquanto as de logotipo Hero seriam opções mais acessíveis e econômicas. O grupo já é conhecido por se posicionar agressivamente nos segmentos de entrada, mas nunca comercializou modelos maiores do que 225cc em sua história.
O objetivo principal é a abocanhar uma fatia de um mercado que tem sido absolutamente dominado pela Royal Enfield. A fabricante anglo-indiana possui uma impressionante participação de mercado de 90% no segmento de motocicletas entre 300cc a 700cc. A Honda é outra fabricante de olho nesses números ao lançar a recente CB350 H’ness.
Índia e China são atualmente os dois maiores países produtores de motocicletas do mundo, mais de 15 milhões anuais. Para efeito de comparação, o Brasil em seu auge (2008) produziu apenas 2 milhões de motos em um ano. Com os chineses, a Harley-Davidson também tem parceria, com o grupo Qianjiang Motorcycle Company.