A Harley-Davidson anunciou os resultados comerciais do primeiro semestre de 2020. Como esperado, as vendas decaíram 23% em todo o mundo, uma tendência que já estava em curso, mas que recebeu um empurrãozinho do Coronavírus.
Foram 93,2 mil motocicletas comercializadas mundialmente nos seis primeiros meses do ano, contra 121 mil no mesmo período do ano passado. Nos Estados Unidos, seu principal mercado, eles venderam 55 mil unidades, ante 70,9 em 2019, uma queda de 22%.
No segundo trimestre do ano, quando esperava-se uma recuperação como consequência da reabertura de vários mercados, os números são ainda mais negativos. Enquanto que 42,8 mil motocicletas foram comercializadas em 2019, apenas 31,3 mil unidades deixaram as concessionárias durante o mesmo período de 2020 (27%).
Ao analisar os mercados por regiões, observamos quedas substanciais em todos eles, especialmente na América Latina, que reportou um alarmante declínio de 51% no segundo trimestre de 2020 e de 37% em todo o primeiro semestre.

Naturalmente isso se refletiu nas finanças, com a Harley-Davidson divulgando uma queda de 47% na receita no segundo trimestre (US$ 865 milhões) e uma queda de 28% no primeiro semestre (US$ 2,16 bilhões).
Com as mudanças organizacionais implementadas durante esse período, a perda na receita líquida do segundo trimestre chega a US$ 92 milhões (147%), com US$ 23 milhões (28%) a menos na receita líquida sendo observado nos primeiros seis meses do ano.
A marca de Milwaukee, no entanto, procurou não maquiar tanto os números como outras marcas. Pelo contrário, eles admitem que os negócios foram (e ainda estão sendo) afetados pela pandemia de Coronavírus, principalmente entre abril e maio. Apesar do cenário catastrófico, o CEO da empresa, Joachin Zeitz procurou soar otimista.
“Estou muito satisfeito com nossas realizações nesses tempos de desafios e incertezas extraordinários. Por tudo isso, fizemos um progresso significativo em direção às metas do The Rewire; o feedback positivo das principais partes interessadas e os primeiros impactos que estamos vendo no mercado são muito encorajadores”, disse Zeitz.
“Estamos reformulando nosso modelo operacional e nosso plano de produtos e reconectando nossa estrutura e organização de mercado para focar nos pontos fortes de nossa marca e empresa“, continuou. “Agora estamos trabalhando em nosso novo plano estratégico de cinco anos, ‘The Hardwire’, que terá como base o desejo de nossa marca e a proteção do valor de nossos produtos icônicos“.
O novo plano estratégico, “The Hardwire”, que levará a empresa até 2021 até 2025, promete reduzir a linha de modelos em 30% e concentrará seu foco em apenas 50 mercados. Mais detalhes serão esclarecidos durante o quarto trimestre.
Vendas no segundo trimestre e no primeiro semestre de 2020
Vendas de motocicletas (milhares) | 2º trimestre de 2020 | Primeiros 6 meses de 2020 | ||||
2020 | 2019 | variação | 2020 | 2019 | variação | |
Estados Unidos | 31,3 | 42,8 | (27)% | 55,0 | 70,9 | (22)% |
Canadá | 2.3 | 3.3. | (30)% | 3.8 | 5.2. | (28)% |
América do Norte | 33,6 | 46,0 | (27)% | 58,8 | 76,1 | (23)% |
Europa/Oriente Médio | 11,0 | 15,6 | (30)% | 18,7 | 26,4 | (29)% |
Ásia/Pacífico | 6,9 | 7,7 | (10)% | 12,6 | 13,7 | (8)% |
América latina | 1.2. | 2.5 | (51)% | 3.0 | 4.8 | (37)% |
Total Mundial | 52,7 | 71,8 | (27)% | 93,2 | 121,0 | (23)% |