A Harley-Davidson deve deixar de comercializar a linha Sportster na Europa a partir de 2021. As motocicletas já não obedecem aos limites de emissões do Euro5 e provavelmente não substituídas por novos modelos imediatamente.
De acordo com o jornal “Expansión” a linha Sportster, composta pelos modelos Iron 883, Iron 1200, Forty-Eight, Roadster, Superlow, 1200 Custom e Superlow 1200T é a principal porta de entrada da Harley-Davidson, preenchendo 48% das vendas na Espanha.
Introduzido em janeiro desse ano, o Euro5 estabelece limites de emissões mais rígidos do que o anterior Euro4, na qual se enquadra a linha Sportster. O regulamento ainda permite que as motocicletas sejam comercializadas até 31 de dezembro de 2020, mas não depois disso.
Além da linha Sportster, a linha Street, composta pelos modelos Street 750 (€ 7.400) e Street Rod (€ 8.860) também não obedecem ao Euro5, o que significa que a Harley-Davidson não deve comercializar nenhum modelo mais acessível antes da mais cara linha Softail (a partir de € 14.500) em 2021.
A Harley-Davidson passa por um momento delicado. Com vendas em declínio desde 2016, a marca de Milwaukee tentou um ambicioso plano de expansão em 2018 encabeçado pela elétrica LiveWire, a adventure Pan America 1250 e uma série de outras iniciativas inéditas. As novidades, no entanto, geraram reações mistas.
Em 2020, os norte-americanos foram atingidos em cheio pela pandemia de Coronavírus, o que se refletiu nas vendas do primeiro semestre: queda global de 23% e levou os acionistas a colocarem em prática um plano de contingência a fim de cortar gastos, enxugar a linha e sair dos mercados menos lucrativos.
Bem estabelecida na Europa, a Harley-Davidson não deve sair do velho continente, mas a retirada desses modelos certamente deixará o catálogo bastante desfalcado, em um mercado que já sofre um aumento de preços com a guerra de tarifas entre a UE e os EUA nos últimos anos.