Comprovando os rumores das últimas semanas, a Harley-Davidson confirmou hoje (24) que pretende interromper todas as operações de produção e comercialização na Índia. Além disso, a marca de Milwaukee vai deixar de oferecer a linha Sportster na Europa a partir de 2021.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a fabricante afirmou que a saída acarretará na perda de aproximadamente 70 empregos e “aumentará as despesas de reestruturação deste ano para cerca de US$ 169 milhões”, o equivalente a R$ 934.570.000.
A saída da Harley já era esperada e é um baque também para a Índia, que já havia perdido a General Motors em 2017 e viu a Toyota cancelar, nas últimas semanas, todos os planos de expansão que tinha para o país, alegadamente devido ao altos impostos aplicados pelo governo do primeiro ministro, Narendra Modi.
Depois de registrar, no primeiro semestre de 2020, a maior perda financeira em mais de uma década, a Harley-Davidson ligou o sinal vermelho: demitiu o CEO anterior, Matt Levatich e ascendeu Jochen Zeitz, ex-chefe da Puma e membro do conselho administrativo para instalar um plano de contingência, o “The Rewire“.
Desde então, a produção foi enxugada, o lançamento da aguardada Bronx 975 cancelado e empregos foram cortados. O próximo passo era a saída dos mercados menos relevantes. Na Índia, um dos países mais afetados pelo Coronavírus, eles venderam cerca de 100 motos entre abril e junho.
Fim da linha Sportster na Europa
Mas a presença do logotipo “Bar & Shield” também será menor em mercados importantes, como o europeu em 2021, embora por motivos diferentes. Conforme havíamos antecipado aqui e foi confirmado pelos franceses do Moto Station, a Harley-Davidson vai mesmo descontinuar a linha Sportster por não atender aos limites de emissões do Euro5.
As leis passam a ser obrigatórias em todos os modelos novos a partir de 1º de janeiro e, segundo disse um representante da marca, não há nenhuma vantagem em investir na atualização dos motores, porque a linha já não está vendendo bem. Ele ainda afirma que a empresa está trabalhando em uma substituição – possivelmente usando os novos motores Revolution Max refrigerados a água, mas isso levará algum tempo.
Isso significa que quase uma dúzia de modelos construídos na plataforma Sportster (incluindo a Street 750, a Iron 883 e a Forty Eight) deixará os showrooms europeus após 2020. A mudança, no entanto, se aplica apenas ao mercado europeu. A linha permanece disponível na América do Norte e do Sul em 2021.