A Harley-Davidson anunciou hoje (20) que vai mesmo construir a primeira motocicleta de baixa cilindrada de sua história. O modelo, que terá 338cc, será apresentado até 2020 e comercializado inicialmente apenas no mercado chinês.
Eles estabeleceram uma parceria com a Qianjiang Motorcycle Company para construir motocicletas de pequeno porte, o que inclui a produção de motores. A empresa, que é proprietária da Benelli desde 2005, produz cerca de 1,5 milhão de scooters e motocicletas por ano, além de possuir outras marcas.
“A Harley-Davidson sempre inspirou motociclistas ao redor do mundo. Nosso plano ‘More Roads’ tem tudo a ver com trazer nossa reputação de liberdade para mais pessoas, em mais lugares, de várias maneiras”, disse o CEO da marca, Matt Levatich. “Estamos entusiasmados com essa oportunidade de inspirar mais motociclistas na China, um dos maiores mercados do mundo, criando novos caminhos para nossa marca“, completou.
A Harley-Davidson inclusive já divulgou as imagens por trás do conceito, muito parecido com as que publicamos há algumas semanas. Trata-se de um modelo do tipo roadster, com rodas de liga, pneus esportivos e até suspensão invertida. O público alvo é o chinês, mas depois eles pretendem expandir-se para todo o mercado asiático.
“Estamos felizes em trabalhar com a Harley-Davidson. Temos instalações de produção e experiência comprovadas na China e nos esforçamos para melhorar a experiência de motociclismo com motociclistas na Ásia“, disse Dongshao Guo, Gerente Geral, da Qianjiang.
O plano “More Roads” na qual Levatich se refere é uma nova estratégia de mercado que a Harley-Davidson está implementando aos poucos globalmente e que implica em uma mudança completa de mentalidade, tanto em termos de imagem, como de produtos oferecidos e formatos de venda.
A estratégia é ampliar os horizontes da Harley-Davidson, que passará a produzir a maior parte de sua produção fora dos Estados Unidos, além de entrar em novos segmentos de mercado. O plano prevê o lançamento de 100 novos modelos na próxima década.
A marca de Milwaukee espera aumentar suas vendas no exterior em 50% até 2027. A China, que atualmente é o segundo maior mercado de motocicletas do mundo (atrás apenas da Índia) exerce um papel fundamental nesse plano. A nova Harley-Davidson de 338cc deve aparecer nos Salões asiáticos até o final de 2020.