A Harley-Davidson está completando 115 anos de existência e a maior festa de comemoração não vai acontecer nos Estados Unidos e sim em Praga, capital da República Checa.
O mega encontro teve início ontem (4), não por acaso o dia em que se comemora a independência norte-americana, com show dos Rolling Stones. O evento ainda contou com apresentações de bluegrass, reggae, rap e música folclórica local.
Nos próximos dias, é esperada a chegada de Harleyiros de todos os lados da Europa. A Rides-In – patrocinada pela Dunlop – conta com mais de 100 concessionários H-D partindo de Moscou, Lisboa, Nápoles e Trondheim a caminho do evento.
A Harley-Davidson tem uma história já centenária com a antiga Tchecoslováquia (hoje República Checa). A cidade de Praga abriga um dos mais antigos clubes H-D do mundo, com 90 anos de existência. Espera-se que os participantes permaneçam após a festa e explorem a histórica região central da Boêmia.
O Custom Bike Showdown mostrará os melhores customizadores da Europa competindo frente a frente com suas criações de duas rodas. Uma coleção especial de motocicletas Harley-Davidson estará em exposição. A Linha 2018 também estará presente, incluindo as novas Forty-Eight Special e Iron 1200, com test rides disponíveis.
Um desfile de parar o trânsito acontece no sábado, dia 7 julho, com milhares de motocicletas passeando pelo Centro Histórico de Praga. Ingressos e maiores informações podem ser encontrados em www.h-dprague115.com.
Curiosamente, as celebrações acontecem em um momento muito ruim da Harley-Davidson com os Estados Unidos. Na semana passada, a marca de Milwaukee anunciou que vai tirar parte de sua produção nacional para uma fábrica na Tailândia, como resposta à “guerra de tarifas” entre o governo norte-americano e a Europa.
Trump não ficou nada satisfeito com a decisão e disparou contra a Harley-Davidson em uma série de twitts na semana passada. Nos últimos dias, novos comentários em nítido tom de desprezo foram feitos, afirmando que sua equipe negocia a vinda de outras marcas para o país.