Nas últimas horas tem circulado imagens retiradas de um vídeo que mostram a primeira motocicleta da Harley-Davidson em parceria com os chineses da Qianjiang (QJMotor). O modelo parece estar pronto.
As imagens do vídeo revelam um modelo fortemente baseado em um chassi e motor mais conhecido no ocidente como Benelli Leoncino 500. A tradicional marca italiana, com sede em Pesaro, é de propriedade da Qianjiang Motorcycle desde meados dos anos 2000.
Praticamente todos os elementos mecânicos, desde o quadro aos garfos invertidos de 50 mm e pinças de freio radiais, são visualmente idênticos à Leoncino 500. Rodas, braço oscilante, suportes de pedal e até mesmo o guidão, espelhos e suporte de placa também permaneceram inalterados.
O que é novo, no entanto, é a carroceria. O tanque de combustível foi remodelado, há um farol circular diferente e um novo painel com mostrador único. A traseira é claramente inspirada nas Harleys do passado, com suportes externos em ambos os lados de um para-lama simples e recortado.
O motor é uma grande dúvida. Desde que essa aliança veio à público, o deslocamento volumétrico anunciado variou entre 338 cm³ a 350 cm³. A moto do vídeo, entretanto, parece ter a mesma motorização da Leoncino 500, um bicilíndrico em linha de 549 cm³ que na China que rende 50 cv (acima da categoria A2 europeia).
Anunciada em 2019 pelo agora demitido CEO Matt Levatich, a Joint Venture entre a Harley-Davidson e a Qianjiang Motorcycle teve os seus planos atrasados por causa da pandemia. Mas nas últimas semanas temos observado uma movimentação, com documentos de homologação flagrados nos EUA.
Esses documentos dão a entender que a primeira Harley-Davidson chinesa terá mesmo 350cc e não 550cc como essas imagens sugere. Por outro lado, o modelo poderia ser um produto destinado apenas à Ásia. O assento com plástico, sem mencionar a pintura de aparência finalizada indicam que não vamos demorar para descobrir do que se trata.