A Harley-Davidson de 350cc desenvolvida em parceria com a fabricante chinesa Qianjiang pode finalmente estar chegando à produção. O modelo foi flagrado em números de identificação nos Estados Unidos.
A Qianjiang enviou à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) um número de identificação do veículo (VIN) que dá pistas sobre os novos modelos que virão. Todos os fabricantes têm suas próprias fórmulas para determinar o código. São 17 letras e números (abaixo) representando características de cada unidade.
Nos EUA, os três primeiros caracteres são sempre reservados para o World Manufacturer Identifier (WMI), um código de identificação padronizado globalmente atribuído a cada fabricante. A Qianjiang utiliza “LBB”, portanto todos os modelos QJ Motor e Benelli começam com essas três letras.
O restante do código VIN é determinado pelos próprios fabricantes. Para a Qianjiang, o quarto caractere significa se o modelo é uma motocicleta (“P”) ou uma scooter (“T”). O quinto caractere descreve a configuração do motor e o sexto denota o deslocamento volumétrico e a potência reivindicada.
Os caracteres sete e oito definem o modelo, o nono é um dígito de verificação, 10 representa o ano modelo, 11 o local de produção e os seis dígitos finais são atribuídos sequencialmente a cada unidade. De acordo com o Motorcycle.com, o VIN mais recente da Qianjiang inclui um novo conjunto de definições que seguem um padrão diferente.
Os três primeiros caracteres são novamente “LBB”, o quarto é “4”, representando modelos de 351cc a 900cc. O quinto e o sexto denotam a designação do modelo, neste caso, LWZX350 e LWZX350RA. O sétimo, “C”, denota o tipo de motor, ou seja um “pararel twin”. O oitavo indica se o modelo é compatível com 49 ou 50 estados americanos.
O restante segue o padrão típico de ano/modelo, local de montagem e seis dígitos sequenciais. Mas o interessante que a sequência não corresponde à estrutura normalmente utilizada pela Qianjiang, mas combina com a Harley-Davidson, como o uso de “4” pelo quarto caractere para denotar o deslocamento volumétrico.
Para completar, o VIN de amostra na parte superior do decodificador Qianjiang é “1HD1GPM13EC300000”. “1HD” é o WMI da Harley-Davidson. Isso significa que a marca de Milwaukee provavelmente ditou a Qianjiang como estruturar os códigos VIN para os modelos LWZX350 e LWZX350RA, os modelos desenvolvidos em conjunto.
Os dois modelos (provavelmente um modelo básico e uma versão equipada com ABS) serão produzidos na China e alimentados por um 50 estados legais 353cc Parallel-Twin. O lançamento ainda é uma incógnita, mas essa descoberta nos diz que estamos pelo menos um passo mais perto disso do que antes.