Foram descobertos dois novos modelos que a Harley-Davidson pretende lançar nos próximos anos. Trata-se de uma Café Racer e uma Flat Tracker. Ambas utilizam um motor V-Twin completamente novo.
Os desenhos das motocicletas foram registradas no Escritório Europeu de Patentes nos últimos dias, mas as imagens dos protótipos já haviam vazado de uma apresentação para investidores realizada em setembro de 2019.
A Flat Tracker é claramente inspirada na Harley-Davidson XG750R, a motocicleta de competição em pistas ovais de terra da marca e na Indian FTR 1200, sucesso recente de sua rival histórica. Embora seja difícil ter certeza devido à baixa resolução da foto, o protótipo parece ter “975cc” escrita em seu filtro de ar.
Seria, portanto, a mesma motorização da igualmente inédita Harley-Davidson Bronx, uma naked que utiliza o novíssimo motor “Revolution Max”, um V-Twin com refrigeração líquida de natureza modular, ou seja, que pode ter a sua capacidade cúbica aumentada ou diminuída conforme a proposta do modelo. A potência gira em torno dos 105 cv de potência.
Ainda mais parecida com a Bronx é a Café Racer, que também parece utilizar o mesmo motor Revolution Max de 975cc. O chassi é praticamente idêntico. Aqui, no entanto, o modelo possui uma moldura para o farol, uma capa para o assento do passageiro e o guidão curvado para baixo, conforme o estilo manda.
Desde a apresentação das imagens em setembro de 2019 até o registro das patentes agora, algumas modificações foram feitas, principalmente na Cafe Racer. A maior mudança é na posição dos espelhos, que passaram para cima do guidão, em uma posição mais convencional.
Espera-se que esses dois modelos sejam lançados até 2021, se a pandemia de coronavírus arrefecer até lá. A Harley-Davidson também pretende apresentar um novo modelo elétrico mais simples, já flagrado em documentos, que pode ser uma alternativa zero emissões mais acessível do que a cara LiveWire.
Harley-Davidson Flat Tracker
Harley-Davidson Café Racer