A Harley-Davidson apresentou no final de semana a XG750R, primeira motocicleta de competição para pistas ovais de terra em 44 anos. O modelo não será colocado à venda. Por enquanto.
A motocicleta foi desenvolvida especialmente para competir no campeonato de corridas “Flat Track” da liga norte-americana A.M.A, na qual a Harley-Davidson participa com sua equipe oficial, a “Screamin Eagle Factory Team”. O modelo fez sua estreia na etapa de Springfield Mile, em Illinóis.
O motor é o mesmo ‘Revolution X’ com refrigeração líquida da Street 750, mas possuindo um novo sistema de exaustão desenvolvido pela Vance & Hines, tradicional parceira da Harley-Davidson em escapamentos customizados.
A empresa também esteve envolvida na construção do quadro e no aspecto ‘badass’ da motocicleta. Como é tradicional nesse tipo de corrida, a XG750R não possui freio dianteiro, com sua roda de liga-leve inteiramente exposta. Na traseira, porém, existe um disco de estilo “wave”.
A Harley-Davidson disse que não pretende comercializar a XG750R por enquanto, mas sua presença em showrooms é certa. Kris Schoonover, gerente de competições da Harley-Davidson comentou que já era hora da marca criar a próxima geração de motos flat track.
“Depois de décadas de sucesso em corridas de flat track, sabíamos que era hora de desenvolver a próxima geração da Harley-Davidson para competir em uma das melhores modalidades de corridas para o público disponíveis hoje. A Vance & Hines ‘desbloqueou’ o potencial dos engenheiros que criaram o motor ‘Revolution X’ com a XG750R.” (Kris Schoonover, gerente de competições da Harley-Davidson)
Apesar de a Harley-Davidson não ter planos imediatos de disponibilizar a XG750R em seu catálogo, não é difícil imaginar o modelo com um par de espelhos, faróis e suporte para placa. Com o sucesso que a Ducati Scranbler vem fazendo, a marca de Milwaukee pode ter um verdadeiro ‘hit’ em mãos.