Conforme o combinado, a Harley-Davidson apresentou hoje (22) todos os detalhes técnicos da Pan America 1250. A primeira big trail da história da marca é realmente tudo o que prometia e estará disponível em duas versões.
A espera durou quase dois anos, desde que a marca de Milwaukee apresentou a motocicleta na forma de conceito em agosto de 2018. De lá para cá, como você sabe, muita coisa aconteceu. A crise bateu, os planos expansionistas foram substituídos por outros bem mais modestos, mas a Pan America sobreviveu.
O totalmente novo motor “Revolution Max“, é um V-Twin de 1.252 cm³, com inclinação a 60º, duplo comando, eixos balanceadores para diminuir as vibrações e refrigeração líquida, que desenvolve impressionantes 148 cv a 9.000 rpm e 12,9 kgf.m de torque a 6.750 giros. A transmissão de 6 marchas tem acionamento por corrente.
Apesar da arquitetura comum a todas as Harley, esse motor utiliza um curso consideravelmente mais curto, de 72 mm, o que permite girar muito mais alto para conseguir potência. Para se ter uma ideia, o limite de rotação do Revolution Max é o dobro do Milwaukee Eight 114, que tem o longo curso de 114 mm. Além disso, também conta com um sistema de válvula variáveis.
O quadro é uma estrutura treliçada de aço convencional, mas o subquadro e o braço-oscilante são de alumínio, todos aparafusados diretamente no motor. A vantagem disso é que se você tirar a moto da estrada (o que eles realmente esperam que você faça) e entortá-los em uma queda pequena, basta desaparafusá-los e colocar peças novas, o que evitaria um dispendioso conserto.
As rodas raiadas de 19 e 17 polegadas contam pneus Michelin Scorcher que enfatizam a sua vocação para aventura. As suspensões semi-ativas são compostas por bengalas invertidas de 47 mm completamente reguláveis na dianteira, o mesmo acontecendo com o amortecedor traseiro. Os discos de freio de 320 mm são mordidos por pinças Brembo monobloco de quatro pistões.
O design “bruto” da Pan America também visa facilitar a vida do trilheiro raiz. O farol, com um formato que vem sendo chamado de “caixa de correio”, foi projetado para lançar um feixe largo ao longo da trilha. O pedal do freio pode ser ajustado sem ferramentas (para ser acionado sentado ou em pé) e a tampa do tanque de combustível foi colocada bem na frente, para que você não precise tirar a bolsa em reabastecimentos.
A Harley-Davidson não economizou na eletrônica equipando a Pan America com um painel digital TFT de 6,8 polegadas sensível ao toque onde o piloto pode controlar modos de pilotagem, assistência em subidas, controle de cruzeiro, ABS em curvas, controle de tração sensível à inclinação, monitoramento da pressão dos pneus e os comandos da suspensão semi-ativa, que opcionalmente pode abaixar a altura em 5 cm.
A Pan America 1250 será oferecida em duas versões: standard (245 kg) a partir de € 16.550 e Special (254 kg), que conta com a suspensão semi-ativa, monitoramento dos pneus, cavalete central, protetores de motor, farol adaptativos e manoplas com aquecimento por € 18.950. Sua chegada às concessionárias acontece no próximo outono.