A Harley-Davidson revelou os primeiros detalhes da Roadster 1200, nova integrante da família Sportster. Com garfos invertidos e discos de freio duplos, a motocicleta traz avanços inéditos à linha mais acessível da marca de Milwaukee.
É a quinta integrante da família Sportster, que já conta com a Iron 883 (modelo de entrada), Custom 1200 CA, Custom 1200 CB e Forty Eight 1200. Assim como as irmãs, a Roadster 1200 herdou o motor Evolution refrigerado a ar, mas possui um aspecto mais esportivo, apesar de a Harley-Davidson dizer que se trata de uma combinação de estilos diferentes.
As mudanças começam nas rodas, que são de 19 polegadas na dianteira e 18 na traseira, ao contrário das demais Sportster, que possuem aros de 16 polegadas em ambas as rodas. Segundo o Designer Industrial da Harley, Ben McGinley, os dezoito raios de alumínio fundido criaram uma estrutura muito leve e manobrável para a motocicleta. Os pneus gorduchos foram substituídos por outros de perfil esportivo.
A maior novidade da Roadster 1200, no entanto são as bengalas dianteiras invertidas. A marca diz que os garfos, com 43 mm (4,5 polegadas) oferecem mais curso do que qualquer outro modelo da linha Sportster. A suspensão traseira é mais ortodoxa, com dois amortecedores convencionais de 3,2 polegadas, mas com ajuste na pré-carga da mola.
Os freios também receberam especial atenção. A Roadster 1200 é a única integrante da família Sportster a contar com discos duplos flutuantes de 300 milímetros e dois pistões. Na traseira, disco simples, de 260 mm e pistão único. O ABS é de série, já que o dispositivo se tornou uma obrigação no mercado europeu esse ano.
A Roadster 1200 ainda é marcada por outras mudanças menores, como o guidão low-rise e uma nova geometria de direção otimizada para uma tocada mais responsiva. São 28.9° de inclinação de caster e 27,4° de capacidade de esterço. Como nas demais Sportster, o painel agrupa as informações em um único componente, mas esse modelo conta com um inédito conta-giros analógico. O velocímetro e o hodômetro são mostrados de forma digital na parte inferior.
Com um estilo minimalista, poucos cromados e uma abundância de peças pintadas de preto (fosco e brilhante) a Roadster 1200 mira naqueles que buscam uma Harley-Davidson clássica, mas não dispensam uma pitada esportiva e os avanços mais importantes da tecnologia. O modelo estará disponível para venda na Europa a partir de junho e deve chegar ao Brasil em 2017.
Harley-Davidson Roadster 1200 – Especificações
Motor: 2 cilindros em V, 1202 cm³, refrigerado a ar
Torque: 9,99 kgf.m a 3750 rpm
Transmissão: 5 velocidades
Comprimento (mm): 2185
Altura do assento (mm): 785
Capacidade de combustível (litros): 12,5
Peso a seco: 250 kg
Pneu dianteiro:120 /70/19
Pneu traseiro: 150 /70R18
Opções de cor
Sólidas: Vivid Black; Black Denim; Velocity Red Sunglo
Dois tons: Billet Prata / Vivid Black