Conforme já se esperava, a Harley-Davidson apresentou oficialmente hoje (24) o novo motor “Milwaukee Eight” que irá equipar os modelos mais caros da linha 2017 da marca norte-americana. Além disso, uma nova suspensão foi anunciada.
Conforme já havia sido noticiado na semana passada, o Milwaukee Eight é o nono motor de dois cilindros em V da história de mais de cem anos da Harley-Davidson. O propulsor chega para substituir o famoso “Twin Cam Eight”, introduzido em 1998.
Com quatro válvulas por cilindro, um novo cabeçote e um sistema de exaustão redesenhado, o Milwaukee Eight é para ser o mais potente motor produzido pela Harley-Davidson até o momento, ao mesmo tempo em que consome menos combustível, produz menos vibrações e gera menos poluentes na atmosfera.
“O motor Milwaukee-Eight carrega o legado dos Big Twins para o futuro“, disse o engenheiro-chefe Alex Bozmoski. “Embora respeitando o caráter essencial, criamos um motor inteiramente novo. Cada aspecto do desempenho , durabilidade e estilo foi melhorada como uma resposta direta à voz dos clientes da Harley-Davidson em todo o mundo”.
O motor foi produzido com três configurações: Milwaukee-Eight 107 (1745cc) e Twin-Cooled 107 estão disponíveis para os modelos convencionais, enquanto um maior, chamado de “Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114” (1870cc) estará disponível para a gama CVO (sigla para Custom Vehicle Operations), topo de linha.
Nova suspensão Touring
Além do novo motor, a Harley-Davidson trabalhou em uma nova suspensão dianteira e traseira para a linha Touring (composta por Street Glide Special, Road King Classic e Ultra Limited). Um novo amortecedor traseiro foi desenvolvido, permitindo uma maior pré-carga. Na dianteira, novos garfos Showa SDBV melhoram o amortecimento enquanto reduzem o peso.
“A pré-carga pode agora ser ajustada conforme o desejo de condutor e passageiro sem que ferramentas, engrenagens ou bombas de ar sejam necessárias“, disse Paul James, Diretor de Planejamento de Produtos da Harley-Davidson. “Uma vez definida, a pré-carga não vai vazar para baixo ou exigir mais ajustes.”
Tanto o motor Milwaukee Eight, quanto a nova suspensão estarão em boa parte da linha 2017. “Estas são as mais poderosas, ágeis e confortáveis motocicletas já oferecidos pela Harley-Davidson“, disse Scott Miller, Gerente de Estratégia de Desenvolvimento de Produto. “Você realmente tem que montar nelas para sentir isso, por isso estamos convidando a todos para ir à sua concessionária mais próxima e fazer um test-ride”.