A Harley-Davidson está apresentando um novo motor de alta potência, o Screamin’ Eagle Crate de 135 polegadas cúbicas (1.923 cm³) que oferece quase 20 quilos de torque e estimados 130 cv de potência máxima.
Oficialmente chamado de “Screamin’ Eagle 135ci Stage IV Performance Crate”, o motor contém os aprendizados da Harley-Davidson no campeonato “King Of The Baggers” competição que começou quase como uma brincadeira e agora é levada a sério pela rivalidade com a Indian.
O motor apresenta um novo corpo de acelerador de 68 mm e coletor de admissão usinado em CNC, juntamente com cabeçotes, molas de válvula mais fortes e cames de alta elevação. Os pistões forjados possibilitaram aumentar a taxa de compressão para 10,7: 1.
As modificações foram feitas para funcionar em uníssono com o filtro de ar “Ventilador Extreme Air Cleaner” vendido como acessório e que também é compatível com os escapamentos “Eagle Street Cannon” outra peça do vasto catálogo de customização da Harley-Davidson.
Após esta revisão significativa, o novo motor produz estrondosos 19,7 kgf.m de torque a 3.500 rpm e 130 cv a 5.500 rpm. A Harley-Davidson afirma que isso representa cerca de 28% a mais de torque e 41% a mais de potência na roda do que o motor Milwaukee-Eight 117 original.
Totalmente plug and play, o motor não requer nenhuma modificação especial para caber, e não são necessários suportes de motor especiais, mas só pode ser instalado em modelos de 2021 em diante. Pode ser escolhido em preto ou cromado. A montagem é feita nas próprias concessionárias.