A Harley-Davidson apresentou hoje (13) a completamente nova Sportster S. Com o mesmo motor da Pan America 1250, a motocicleta inaugura uma renovação completa na família mais acessível da marca norte-americana.
Desde que foi lançada com o motor Evolution em meados dos anos 1980, a linha Sportster se transformou na porta de entrada para o universo Harley-Davidson. O aperto nas leis de emissões de poluentes, no entanto, obrigou a marca de Milwaukee a descontinuar a série no ano passado, em seus principais mercados.
Confirmando nossas suspeitas iniciais, a Sportster S capaz de fornecer 122 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 12,7 kgf.m de torque a 6.000 rotações, ou seja, praticamente o mesmo que os 12,9 kgf.m a 6.750 giros da Pan America 1250, porém pesando 228 quilos, ou seja, 30 kg a menos que a big trail.
Isso foi possível graças ao desenvolvimento de um novo chassi, que utiliza o motor como membro principal da estrutura o que, além de ser mas rígido, melhora o manuseio da motocicleta. O braço oscilante de aço tubular soldado também é um item principal no design e ajuda a enrijecer ainda mais o conjunto.
A Sportster S conta com uma suspensão totalmente regulável, composta por garfos Showa de 43 mm na dianteira e amortecedor estilo Piggyback na traseira. As rodas de alumínio fundido tem cinco raios e são envolvidas em larguíssimos pneus Dunlop (com marca Harley-Davidson) série GT503. Na frente, o disco de 320mm tem pinças monobloco de quatro pistões, enquanto atrás o disco de 260mm tem pinça de dois pistões.
Na parte eletrônica, a Sportster S apresenta três modos de pilotagem, (Sport, Road e Rain), além de dois outros modos personalizáveis pelo usuário. A motocicleta também conta com controle de tração sensível à inclinação e ABS em curvas. O painel é uma tela TFT de 4 polegadas antirreflexo com conexão bluetooth ao App da Harley-Davidson.
A iluminação é totalmente de LED, com farol oval Daymaker Signature, projetado para produzir uma difusão homogênea de luz, eliminando “pontos quentes”. O design se completa com o escapamento estilo shotgun de inspiração flat track e suporte de placa montado na lateral.
A nova Harley-Davidson Sportster S chegará às concessionárias europeias e norte-americanas a partir de outubro em três opções de cores, preta (Vivid Black), branca (Stone Washed White) e vinho (Midnight Crimson) por cerca de 16.000 euros. A possibilidade de a vermos no Brasil no próximo ano é grande.
Harley Davidson Sportster S – Ficha Técnica
MOTOR | ||
---|---|---|
Tipo | V-twin, DOHC, quatro tempos, sincronização por corrente | |
Diâmetro x curso | 105×72,3 mm | |
Deslocamento | 1.252 cm³ | |
Taxa de compressão | 12: 1 | |
Potência máxima | 122,67 cv a 7.500 rpm | |
Torque máximo | 12,7 rpm a 6.000 rpm | |
Alimentação | Injeção sequencial (ESPFI) | |
Lubrificação | Cárter semi seco | |
Tipo de Ignição | Elétrica | |
Sistema de ignição | Eletrônico | |
CHASSIS | ||
Tipo | Motor como uma parte estrutural com elementos de alumínio fundido e estampado soldas TIG | |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos de 43 mm Showa curso ajustável de 40 mm | |
Suspensão traseira | Monoshock multirregulável | |
Pneu dianteiro | Dunlop GT503 160 /70TR17 73V | |
Pneu traseiro | Dunlop GT503 180/70TR17 77V | |
Freio dianteiro | Disco de 320 mm com pinça monobloco de quatro pistões e montagem radial | |
Freio traseiro | Disco de 260 mm com pinça de pistão flutuante | |
PESOS E DIMENSÕES | ||
Altura do solo | 92,9 mm | |
Avanço | 28º | |
Comprimento total | 2.265 mm | |
Largura total | 843 mm | |
Altura total | 1.189 mm | |
Distância entre eixos | 1.375 mm | |
Altura do assento | 753/734 mm | |
Peso em ordem de marcha | 228 kg | |
Capacidade do tanque | 11,8 litros | |
PREÇO | € 16.000 (estimado) |