Conforme o combinado, a Harley-Davidson apresentou hoje (12) todos os detalhes da Nightster, nova integrante da renovada linha Sportster, que traz como grande novidade o motor Revolution Max com a capacidade cúbica reduzida para 975 cm³.
Atuando como parte estrutural do chassi, com uma estrutura de aço tubular em volta, novo motor V-Twin tem inclinação dos cilindros a 60º, diâmetro interno de 97 mm e curso de 66 mm. É capaz de desenvolver 88,5 cv a 7.500 rpm e um torque de 95 NM a 5.000 giros.
Assim como o motor Revolution Max de 1250cc da Pan America, a nova versão de 975cc também conta com um sistema de válvulas variáveis. Mas enquanto a adventure possui o mecanismo atuando na admissão e escape, a Sportster Nightster utiliza o VVT apenas no came de entrada, reduzindo os custos e a complexidade.
O propulsor também possui ajuste um hidráulico da folga da válvula, eliminando a necessidade de serviços de regulagem inevitavelmente caros, enquanto que balanceadores internos foram instalados para manter as vibrações sob controle – aumentando o conforto do condutor.
Seguindo a receita tradicional da Harley-Davidson, o design da Sportster Nightster tem frente alta e traseira baixa, como muitas de suas irmãs do passado. O modelo, no entanto, tem soluções diferentes, como o posicionamento do tanque de combustível de 11,7 litros embaixo do assento.
De acordo com os engenheiros da marca, isso se fez necessário porque não conseguiram combinar a caixa de ar e a célula de combustível em um só lugar sem estragar o visual. A solução encontrada, que já havia sido adotada na série V-Rod, significa que você precisa descer para abastecer.
Na parte ciclística, a nova Nightster se diferencia da Sportster S em vários aspectos. As rodas são de 19 e 16 polegadas (17 polegadas na esportiva) e com pneus bem mais finos. A suspensão conta com garfos Showa telescópicos convencionais. Atrás, os amortecedores duplos remetem às antigas Dyna.
Por outro lado, a parte eletrônica é bem completa. O que não faltam são recursos que auxiliam na condução, como controle de tração, ABS, controle de torque do motor e três modos de pilotagem. O painel é uma tela digital de LCD com um único ponteiro analógico para indicar a velocidade. A iluminação é toda de LED.
Acessível, a velha Sportster 883, sempre foi uma pechincha. A nova Sportster Nightster descartou completamente essa característica. O preço anunciado na Europa ronda os 15 mil euros, apenas 1.000 euros menos que a Sportster S com 1250cc de 30 cv a mais. Já a 883 custava pouco mais de 10.000 euros em sua última safra, 2020.